A Fortaleza Santa Cruz da Barra localiza-se no lado oriental da barra da Baía de Guanabara, no bairro de Jurujuba, município de Niterói, no estado do Rio de Janeiro. Cruzando fogos com a Fortaleza de São João e com o Forte Tamandaré da Laje, constituiu a principal estrutura defensiva da barra da Baía de Guanabara e da cidade e porto do Rio de Janeiro durante o período da Colônia e do Império.
O Brasil é uma terra linda com vários biomas a serem conhecidos do Caburaí ao Chuí. Com lindas praias, montanhas, rios e cachoeiras, centros culturais e cidades históricas.
sexta-feira, 5 de agosto de 2022
Fortaleza de Santa Cruz da Barra Parte I. Niterói RJ.
Encontra-se guarnecida até os dias de hoje, atraindo em média de 3.500 visitantes por mês, em visitas guiadas, de hora em hora, com duração de 45 minutos. Atualmente é a sede da Artilharia Divisionária da 1ª Divisão do exército.
Alguns altores repetem, incorretamente, que a primitiva ocupação improvisada por Nicola Durand de Villegagnon à entrada da barra (1555), artilhada com com duas peças e ocupada por forças portuguesas no contexto da campanha de 1565-1567, esquecidos de que as narrativas das fontes coevas se aplicam à tentativa de instalação de uma bateria na Ilha da Laje, fortificada pelos portugueses muita mais tarde.
A posição foi efetivamente ocupada pelos portugueses a partir de 1584, quando foi erguida uma bateria, sob a invocação de Nossa Senhora da Guia, na segunda gestão de Salvador Correia de Sá, "o velho", enquanto governador da Capitania Real do Rio de Janeiro (1577-1599).
Em 1599, essa bateria repeliu a esquadra sob o comando do almirante neerlandês Olivier van Noort, indevidamente reputado por alguns autores como corsário. De acordo com os diários de bordo, a esquadra, vítima de escorbuto, buscava "refrescos" (suprimentos frescos e água potável), o que foi negado pelas autoridades coloniais portuguesas, receosas de um ataque.
Fonte: www.wikipedia.org Fortaleza de Santa Cruz da Barra
Assinar:
Postar comentários (Atom)
That island looks like a giant boulder stone in the middle of ocean. It is so unique. This is also a different type of canon on display. More sophisticated looking too
ResponderExcluirBoa noite, amigo Luiz!
ResponderExcluirQue belas fotos de um belissimo lugar, uma fortaleza com grande história do nosso país.
Muito bom, ser aberto para os visitantes.
Desejo-lhe um excelente fim de semana.
Um abraço
Oh que hermoso, te mando un beso.
ResponderExcluirYou note that the position was effectively occupied by the Portuguese from 1584, when a battery was erected. Normally that would not be such a fun job for a young man, but at least they had fresh air, great walks, fabulous views and good protection.
ResponderExcluirMagnífico recorrido al lado del mar para llegar a la hermosa fortaleza.Saludos
ResponderExcluirBeautiful photos Luiz. Nice landscape and beach.
ResponderExcluirNiteroi a cidade que nasceu com a felicidade de poder admirar o Rio
ResponderExcluir🙂
Lindas fotos deste belo lugar. Adorei!
ResponderExcluirBoa tarde, Luiz,
ResponderExcluirA visão do Rio de Janeiro, a partir desta fortaleza, é maravilhosa, que terra abençoada!
Abraço
Boa tarde meus queridos e queridas. Teremos outras matérias sobre Niterói, darei uns spoilers kkkk. Bom início de semana.
ResponderExcluirPor lo que nos dices y el soldado de guardia que se ve en una foto aun sigue siendo utilizada.
ResponderExcluirSaludos.
Belas fotos novamente Luiz,
ResponderExcluirSegundo textos antigos, a vista da baia era deslumbrante,
entendo que a dimensão da baia ficou bastante reduzida depois de terem feito muito aterros nos séculos XIX e XX
Great photos :-D
ResponderExcluirMuy interesante lo que nos cuentas, y bonitas fotografías. Besos.
ResponderExcluir