A esta perda quase irreparável para os lusitanos segui-se um movimento para sua recomposição, que foi prevista entre as tarefas emergenciais para reconstruir Lisboa após o incidente de 1755. Afim de levar a cabo essa missão, o rei Dom José I de Portugal e o ministro Marques de Pombal empenharam-se em juntar o pouco que sobrara da Real Livraria e organizar.
No Palácio da Ajuda, foi organizada, uma nova biblioteca, que se tornou importante pela composição de seu acervo que, em 1807 reunia cerca de sessenta mil peças, entre livros, manuscritos, incunábulos, gravuras, mapas, moedas e medalhas.
Este acervo foi aquele trazido ao Brasil após a vinda da família real em 1808, em consequência da invasão de Portugal pelas tropas francesas comandadas por Junot, general de Napoleão Bonaparte. O acervo foi trazido em três etapas, sendo a primeira em 1810 e as outras duas em 1811.
As instalações, no entanto, foram consideradas inadequadas e poderiam por em risco tão valioso acervo assim, em 29 de outubro de 1810, data que ficou atribuída à fundação oficial da Biblioteca Nacional, o príncipe regente editou um decreto que determinava que, no lugar que havia servido de catacumbas aos religiosos do Carmo, se erigisse e acomodasse a "minha Real Biblioteca e instrumentos de física e matemática, fazendo-se à custa da Real Fazenda toda a despesa conducente ao arranjamento e manutenção do referido estabelecimento". As obras para a nova edificação da Biblioteca somente se concretizaram em 1813, quando foi transferido o acervo.
Fonte: www.wikipedia.org Biblioteca Nacional
Everything looks great about the National Library of Brasil: the building, the exhibits, and of course, the books!
ResponderExcluirFabulosa arquitetura /instalações .
ResponderExcluirQuin edifici més fantàstic per a una biblioteca, sembla un palau, però els llibres on són? perquè segur que n'hi ha molts, segurament en sales darrera les portes del passadís...Deu ser fantàstic anar-hi a llegir!
ResponderExcluirQue tinguis un bon mes d'agost.
Petons, Luiz.
Oltre ad essere stupenda questa biblioteca è anche enorme.
ResponderExcluirImponência!
ResponderExcluirBelíssima publicação! Grata!
Luiz library is great. Really! Huge collections, long history and a wonderful building!!! Luiz I salute you my good friend!
ResponderExcluiro edifício é muito lindo Luiz,
ResponderExcluirpenso que a biblioteca terá sido ou ainda é a mais importante da América Latina, e foi iniciada com a biblioteca real da corte portuguesa,
é isso que tenho lido também!
obrigada pelos detalhes
Foi realmenre uma perda enorme para a brasileiridade, querido amigo. Ainda bem que se recompôs.abraço
ResponderExcluirThe architecture and the design are just magnificent! Beautiful paintings too. The extravagance of it all is just astounding!
ResponderExcluirBoa noite, Luiz,
ResponderExcluirAcho sempre interessante o modo como os acontecimentos do mundo (muitas vezes negativos, resultantes de desastres e tribulações) engendram outros acontecimentos, que por sua vez são positivos. Refiro-me aos infortúnios sofridos por Portugal, que resultaram na - digamos - criação dessa biblioteca.
Abraço
Uau, lindas fotos! Esta arquitetura é soberba!
ResponderExcluirMuito bom saber mais da história da biblioteca nacional.
Beijos! 🌼😘
Uma maravilhosa biblioteca ela por dentro é incrível, abraços.
ResponderExcluirEs un bello edificio. Te mando un beso.
ResponderExcluirQue lugar mais lindo, eu adoraria conhecer.
ResponderExcluirbig beijos
www.luluonthesky.com
O edifício é absolutamente extraordinário.
ResponderExcluirYou noted that this literary heritage of Brazil was defined by UNESCO as one of the ten largest national libraries in the world. Impressive, considering China, India, United States, Indonesia (and Pakistan) have much bigger populations
ResponderExcluirI like libraries very much! This library is GREAT!
ResponderExcluirEs un edificio espectacular, con esas exposiciones, qué bien pensado.
ResponderExcluirUn abrazo, Luiz
Continuação de boa semana, caro Luiz.
ResponderExcluirUm abraço.
this place looks magic
ResponderExcluirUn lugar precioso, me encantaría visitarlo
ResponderExcluirGracias por compartir!
Bom dia Luiz,
ResponderExcluirQue Biblioteca tão bela!
Adorei todos os detalhes. Lindíssimos.
Beijinhos,
Ailime
Boa tarde. Infelizmente algumas instituições da Biblioteca Nacional não estão com acesso. Obrigado pela visita e carinho.
ResponderExcluirUn gran edificio para albergar lugar grandes obras literarias.
ResponderExcluirSaludos.
Um edifício extraordinário! Adorei os detalhes, que a magnifica série de imagens nos mostrou! Excelente reportagem fotográfica!
ResponderExcluirUm grande abraço!
Ana