Arquivo do blog

quinta-feira, 18 de agosto de 2022

Praia do Leme. Rio de Janeiro RJ.

O bairro deve seu nome a Pedro Leme, descendente de flamengos madeirenses, que migraram ao Brasil no século XVI. Na madeira, existe ainda a Quinta do Leme do século XVI. No império, a região onde se encontram Leme e Copacabana, era reduto de famílias que faziam piqueniques e passeios.






Por ficar numa área de difícil acesso, formada por areal e deserta, até o final do século XIX, somente existiam na localidade: o Forte Reduto do Leme, a pequena Igreja de Nossa Senhora de Copacabana e algumas chácaras e sítios.






A atração das famílias à área era tão grande que houve, entre 1892 e 1894, o primeiro loteamento, cuja primeira via aberta se chamaria Rua Gustavo Sampaio, a Empresa de Construções civis pertencente a Alexandre Wagner, Otto Simon e Theodoro Duvivier foi responsável pelo projeto.






As terras adquiridas a partir de 1873 pelo capitalista e empreendedor Alexandre Wagner, eram chácaras: do Leme, do Sobral, e do Boticário, que se estendiam Morro do Vigia até a atual Rua Siqueira Campos.






A inauguração do Túnel Novo (ou do Leme). em 1906, levou a linha de bondes da Companhia Ferro-Carril do Jardim Botânico ao bairro, na Praça do Vigia. No mesmo ano na orla do Leme a Copacabana foi concluída a Avenida Atlântica.






No Morro da Babilônia ainda havia chácaras, uma delas era pertencente a Wilhelm Marx, pai do paisagista Roberto Burle Marx. E a ocupação de suas encostas se deu em 1915, alcançando seu auge as comunidades da Babilônia e do Chapéu Mangueira.






Já no Morro do Leme situava-se o Forte Duque de Caxias, construindo em 1776, sendo desativado em 1975. O bairro apresentava outras quatro estruturas militares. como o: Forte da Ponta Do Vigia, O Forte da Ponta do Anel, O Forte Duque de Caxias e o Forte Guanabara. Com quase 1 quilômetro a Paria do leme marca o início de uma das praias mais famosas do mundo, a Praia de Copacabana.

Fonte: www.wikipedia.org Leme

24 comentários:

  1. Una playa bellísima, me dan ganas de ir para allá.Saludos

    ResponderExcluir
  2. Bellissime foto.Buona serata Luiz.

    ResponderExcluir
  3. OLá, tudo bem? Acho que já passei pela Praia do Leme, mas não tenho certeza. Abs, Fabio www.blogfabiotv.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Por supuesto que estive alí, cuánta lembranza e saudade, meu caro amigo Luiz...

    Aquele abrazo!!

    ResponderExcluir
  5. que saudade. lindas fotos. beijos, pedrita

    ResponderExcluir
  6. Vaya¡ si este es un lugar edénico, con playas amplias y soleadas. Siempre en las costas donde se ha apuntado el turismo, hay historia y latifundios que con el tiempo han dado paso a playas de recreación. Me encantó el cerro. Siempre me ha llamado la atención los morros. Me gusta escalarlos. UN abrazo. Carlos

    ResponderExcluir
  7. Che meraviglia, queste foto lasciano senza fiato.

    ResponderExcluir
  8. Fotos e vídeos deslumbrantes de praias fascinantes.
    .
    Cumprimentos cordiais e poéticos
    .
    Pensamentos e Devaneios Poéticos
    .

    ResponderExcluir
  9. Incredibly beautiful views!!! Luiz my friend I envying the Brazilians!!!
    P.S.
    Luiz I have bad news: tomorrow at the power plant in Zaporozhye there is to be a Russian provocation. The Russians are to fire at the power plant and accuse Ukraine of the attack. The information was given by Ukrainian intelligence....

    ResponderExcluir
  10. Luiz, be a sweetheart and buy me a house facing the sand. It can be small, but the side facing the water needs to be all glass.

    ResponderExcluir
  11. Boa noite, Luiz,
    As fotos revelam um exagero de belezas naturais. Sempre que leio ou ouço a palavra 'Leme' me vêm à mente os versos abaixo, da maravilhosa canção do carioca Johnny Alf, um dos criadores da bossa nova:
    "Leme, a capital da madrugada
    Do bossa nova ao Fiorentina
    Não diz pra gente se é início ou fim"

    Abraço

    ResponderExcluir
  12. Essa praia foi feita a pensar em mim.
    Abraço, bfds

    ResponderExcluir
  13. Bom dia Luiz,
    Que praias tão belas de extensos areais de areias claras e finas!
    Adoro praias como essas!
    O Brasil é um autêntico paraíso!
    Um beijinho e um bom fim de semana, amigo.
    Ailime

    ResponderExcluir
  14. Песочные пляжи - супер. Так и хочется построить песочные замки!

    ResponderExcluir
  15. Muy loadas esa playas, y con razón, por lo que veo.

    Un abrazo

    ResponderExcluir
  16. Boa tarde. A Praia do Leme é maravilhosa e você aproveita para conhecer o Forte Duque de Caxias.

    ResponderExcluir
  17. Unas bellas imágenes de la antesala de la playa mas conocida de Río de Janeiro.

    Saludos.

    ResponderExcluir
  18. Mais uma praia deslumbrante, que adorei descobrir por aqui!
    Um grande abraço!
    Ana

    ResponderExcluir

Oi obrigado pelas suas mensagens. Seja bem-vindo. Sou grato a todos que deixaram seus comentários e mensagens. Novos amigos são bem vindos. Não existe distância para amigos de verdade. Desejo a todos, muita saúde nesse tempo difícil e complicado. Tudo isso terminará um dia.