O Jardim da Luz é um espaço caracterizado como jardim público ou parque com 113400 m2, localizado na Avenida Tiradentes, região da Luz, na cidade de São Paulo.
Está ao lado da Estação da Luz, próximo ao Museu de Arte Sacra de São Paulo e ao Departamento Histórico da Prefeitura do Município. No Jardim, encontra-se a sede da Pinacoteca de São Paulo.
Aberto ao público em 1825, o Parque Jardim da Luz é o mais antigo da cidade de São Paulo. Inaugurado inicialmente como um Jardim Botânico, era o único ponto de lazer da cidade na época.
A intenção por parte da prefeitura de criar um parque na região data inicialmente de 1798, quando uma Ordem Régia determinou a criação de três viveiros de plantas: um no Recife, um no Rio de Janeiro e outro em São Paulo.
No jardim do parque, é possível encontrar espécies de árvores como alecrim-de-campinas, o andá-açu, o chichá, a corticeira, o jenipapo e a magnólia-branca; além de abrigar 67 espécies de pássaros e animais como o cágado-pescoço-de-cobra e peixes como carpas, tilápia e acarás.
No Jardim da Luz existe uma variedade de plantas nativas e exóticas, sendo muitas delas centenárias. Foram documentadas 165 espécies, sendo que dez delas estão em risco de extinção, como cabreúva, cambuci e palmito-jussara.
Fonte: www.wikipidia.org Jardim da Luz