domingo, 28 de dezembro de 2025

José Pedro Croft Parte I. Rio de Janeiro RJ.

    O CCBB (Centro Cultural Banco do Brasil Rio de Janeiro) apresenta "José Pedro Croft: reflexos, enclaves, desvios", mostra individual do artista plástico português, referência internacional na investigação da relação corpo e espaço.








   Reconhecido como um dos principais nomes da arte contemporânea portuguesa surgidos depois após a Revolução dos Cravos, Croft utiliza elementos essenciais como linhas, cores e volumes para questionar a própria natureza da materialidade.








   A arquitetura, central em sua obra, ganha destaque em uma instalação inédita na rotunda do CCBB ativando o espaço por meio de jogos de reflexos e deslocamento.








   A exposição também reúne experimentações em diversos suportes, com ênfase em gravuras e esculturas.








   Ao realizar o projeto, o Centro Cultural Banco do Brasil reafirma seu compromisso em aproximar o público da produção artística contemporânea internacional, formando plateias, além de promover reflexões sobre a arte e suas possibilidades, ampliando a conexão do brasileiro com a cultura.








   José Pedro Croft (Porto, 1957) portugueses geração que se formou logo após a Revolução dos Cravos (1974). Fez curso de pintura em 1981 na Escola Superior de Belas Artes de Lisboa, cidade onde reside desde a adolescência.

   Fonte: Centro Cultural Banco do Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Oi obrigado pelas suas mensagens. Seja bem-vindo. Sou grato a todos que deixaram seus comentários e mensagens. Novos amigos são bem vindos. Não existe distância para amigos de verdade. Desejo a todos, muita saúde nesse tempo difícil e complicado. Tudo isso terminará um dia.