sábado, 21 de maio de 2022

Museu Histórico Nacional Parte V. Rio de Janeiro RJ.

Também colaboraram para a formação inicial do acervo a Casa da Moeda, o Museu Nacional de Belas Artes, o Ministério do Exército e o Ministério da Marinha. Ajudaram a compor ainda o acervo do museu, em seu período inicial, a doação de colecionadores particulares, como a do senador baiano Miguel Calmon du Pin e Almeida, a da família Guinle e da  museóloga Sophia Jobim.











outra importante coleção, adquirida nos primeiros anos do museu, é a de esculturas brasileiras em marfim do empresário e colecionador Souza Lima, arrematadas pelo presidente Getúlio Vargas em um leilão promovido pela Caixa Econômica Federal, em 1940.











Atualmente, o acervo do museu se divide em arquivístico, bibliográfico, museológico e aquele de suas próprias publicações. o acervo arquivístico está dividido em dois: Arquivo Histórico e o Arquivo institucional. O primeiro, é formado por coleções, em sua maioria de caráter originalmente particular, e que abriga cerca de 62 mil documentos iconográficos e manuscritos.











Destacam-se as coleções do fotógrafo Juan Gutierrez, que documentou a Revolta da Armada no Rio de Janeiro, as de Augusto Malta e Marc Ferrez, a de Carlos Gomes (composta por tarituras, epistlário, libretos e fotografias).











A coleção Família Imperial, com gravuras e outros objetos referentes a D. Pedro I, d. Pedro Ii e familiares. Já o Arquivo Institucional é fonte de pesquisa sobre a história do próprio museu e da história política e administrativa da cultura no país.

Fonte: www.wikipedia.org Museu Histórico Nacional

13 comentários:

  1. Tanta coisa interessante para se ver nesse museu que já concluí que várias visitas precisam ser feitas, para se tomar conhecimento de tudo.

    Abraço

    ResponderExcluir
  2. Museums are wonderful places to visit aren't they.
    This and your previous posts have been very interesting.

    All the best Jan

    ResponderExcluir
  3. The immense wealth of collections at the Museum. I heartily congratulate you!

    ResponderExcluir
  4. Artes plásticas, esculturas... Arte do Brasil de todos los tiempos... Abrazo agradecido por tu dedicación, amigo Luiz.

    ResponderExcluir
  5. great collection Luiz...the artefak and ancient painting bring us like feel in past moment. Thanks for share ^^

    ResponderExcluir
  6. Son museos donde encontrar la historia viva

    Un abrazo, y buen domingo

    ResponderExcluir
  7. Great :) It is always important to save the Imperial Family collection in a public collection, and to open it to a very wide public.

    ResponderExcluir
  8. Fantástica coleção de carros . Incrível comparar as "maquinas" de hoje com o passado.Tudo tem um começo!

    ResponderExcluir
  9. Linda pintura do rosto de Tiradentes . Graças as doações de obras pertencentes a terceiros o museu ficou mais rico.

    ResponderExcluir

Oi obrigado pelas suas mensagens. Seja bem-vindo. Sou grato a todos que deixaram seus comentários e mensagens. Novos amigos são bem vindos. Não existe distância para amigos de verdade. Desejo a todos, muita saúde nesse tempo difícil e complicado. Tudo isso terminará um dia.