domingo, 22 de maio de 2022

Museu Histórico Nacional Parte VI Final. Rio de Janeiro RJ.

O acervo bibliográfico, com cerca de 65 mil itens, encontra-se preservado na Biblioteca do Museu Histórico Nacional e disponibiliza obras do século XVI ao XXI. Ele é composto por livros, folhetos, periódicos e outros tipos de publicação que abrange temas como Arte Decorativa, Numismática, Filatelia, Indumentária, História do Brasil, História do Rio de Janeiro, História de Portugal, Heráldica, Genealogia, Sigilografia, Gastronomia e Museologia.












O acervo museológico do Museu Histórico Nacional conta com cerca de 172 mil itens e é formado por coleções de objetos que datam desde a Antiguidade até os dias atuais. Faz parte deste acervo a área de numismática responsável pelas coleções de moedas, cédulas, selos, carimbos, sinetes, medalhas e ordens honoríficas de Brasil e Portugal, totalizando mais de 150 mil itens. A qualidade do acervo faz da coleção de numismática a mais expressiva da América do Sul.












Nela há várias peças raras, como a moeda Peça da Coroação, com tiragem de apenas 64 exemplares, cunhada a mando do Imperador D. Pedro I para comemorar sua coroação, em 1822, a medalha de homenagem a Louis Pasteur, bulas dos Papas Clemente VI (século XIV) e Júlio II (séculos XV e XVI) e a Insígnia Imperial Ordem da Rosa, criada para perpetuar a memória do segundo casamento de Dom Pedro I com Dona Amélia de Leuchtenberg.












O acervo museológico inclui ainda Reserva Técnica do museu, com mais de 22 mil itens, datados dos séculos XVI ao XXI, e que abrangem diversos tipos de materiais, tais como a madeira, o metal, o marfim, o vidro, o mármore, o ouro, a porcelana e o gesso, além de quadros, joalheria, cestaria, esculturas, brinquedos, armaria e têxteis.












Por fim, o museu também preserva um acervo de suas publicações, pois desde a sua criação, o Museu Histórico Nacional dedica-se à produção e à divulgação de conhecimento nas áreas de história, do Patrimônio e da Museologia. Desde de 1940, o museu publica seus Anais, um periódico de caráter científico, e, a partir de 1999, passou a publicar em livro as apresentações do Seminário Internacional que começou a promover na década de 1990.

Fonte: www.wikipedia.org Museu Histórico Nacional

19 comentários:

  1. Finalizaste con broche de oro, las carrozas son bellísimas.Saludos

    ResponderExcluir
  2. Que maravilha!
    Um acervo belíssimo!

    Abraços e boa semana!

    ResponderExcluir
  3. Great carriages! Luiz I wish you nice days!

    ResponderExcluir
  4. Wonderful collection, Luiz. I love seeing old paintings, portraits, to know about life and customs in previous times.

    ResponderExcluir
  5. The very first image is wonderful. Do you have a date?

    ResponderExcluir
  6. El ayer nos lleva a dar un paseo... Maravillosos coches, carruajes... y las infaltables obras de arte!!

    Abrazo até vocé, amigo Luiz.

    ResponderExcluir
  7. Nos dices que aparte de infinidad de objetos de uso cotidiano y obras de arte como las que nos has ido dejando también hay una buena colección bibliográfica en la que podemos ver todo que tiene que ver con la historia de Brasil, lo cual creo bueno para que se de a conocer para no olvidar de donde se viene.

    Saludos.

    ResponderExcluir
  8. Boa noite, Luiz,

    É como eu disse no comentário anterior: há muita coisa pra ser vista nesse museu. Reparei que, com relação aos meios de transporte, a gente pode ver uma verdadeira evolução dos mesmos, que passam dos coches e carruagens aos automóveis mais recentes, rsrs.
    E de resto, há muita coisa interessante.

    Abraço

    ResponderExcluir
  9. Preciosidades histórias!
    Ainda bem que estão conservadas!
    Boa semana!
    😊

    ResponderExcluir
  10. Unos carruajes preciososo. Muy bonito lugar.

    Un abrazo, Luiz, y feliz semana

    ResponderExcluir
  11. Já visitou o Museu dos Coches em Lisboa??
    Boa semana

    ResponderExcluir
  12. Как интересно, дорогой Луиз!

    ResponderExcluir
  13. O acervo do Museu é muito interessante e bem conservado.
    Uma boa semana com muita saúde.
    Um beijo.

    ResponderExcluir
  14. Parabéns pelas publicações - escolha perfeita principalmente para quem não tem a possibilidade de conhecer esse monstruoso Museu Histórico Nacional no RJ ao vivo.

    ResponderExcluir
  15. Me ha parecido un precioso museo. Besos.

    ResponderExcluir

Oi obrigado pelas suas mensagens. Seja bem-vindo. Sou grato a todos que deixaram seus comentários e mensagens. Novos amigos são bem vindos. Não existe distância para amigos de verdade. Desejo a todos, muita saúde nesse tempo difícil e complicado. Tudo isso terminará um dia.