quarta-feira, 17 de agosto de 2022

Biblioteca Nacional Parte II Final. Rio de Janeiro RJ.

A esta perda quase irreparável para os lusitanos segui-se um movimento para sua recomposição, que foi prevista entre as tarefas emergenciais para reconstruir Lisboa após o incidente de 1755. Afim de levar a cabo essa missão, o rei Dom José I de Portugal e o ministro Marques de Pombal empenharam-se em juntar o pouco que sobrara da Real Livraria e organizar.









No Palácio da Ajuda, foi organizada, uma nova biblioteca, que se tornou importante pela composição de seu acervo que, em 1807 reunia cerca de sessenta mil peças, entre livros, manuscritos, incunábulos, gravuras, mapas, moedas e medalhas.









Este acervo foi aquele trazido ao Brasil após a vinda da família real em 1808, em consequência da invasão de Portugal pelas tropas francesas comandadas por Junot, general de Napoleão Bonaparte. O acervo foi trazido em três etapas, sendo a primeira em 1810 e as outras duas em 1811.










A biblioteca foi acomodada, inicialmente, nas salas do andar superior do Hospital da Ordem Terceira do Carmo (de acordo com o alvará de 27 de julho de 1810), localizado na antiga rua de trás do Carmo, atual Rua do Carmo, próximo ao Paço Imperial.









As instalações, no entanto, foram consideradas inadequadas e poderiam por em risco tão valioso acervo assim, em 29 de outubro de 1810, data que ficou atribuída à fundação oficial da Biblioteca Nacional, o príncipe regente editou um decreto que determinava que, no lugar que havia servido de catacumbas aos religiosos do Carmo, se erigisse e acomodasse a "minha Real Biblioteca e instrumentos de física e matemática, fazendo-se à custa da Real Fazenda toda a despesa conducente ao arranjamento e manutenção do referido estabelecimento". As obras para a nova edificação da Biblioteca somente se concretizaram em 1813, quando foi transferido o acervo.

Fonte: www.wikipedia.org Biblioteca Nacional

25 comentários:

  1. Everything looks great about the National Library of Brasil: the building, the exhibits, and of course, the books!

    ResponderExcluir
  2. Quin edifici més fantàstic per a una biblioteca, sembla un palau, però els llibres on són? perquè segur que n'hi ha molts, segurament en sales darrera les portes del passadís...Deu ser fantàstic anar-hi a llegir!
    Que tinguis un bon mes d'agost.
    Petons, Luiz.

    ResponderExcluir
  3. Oltre ad essere stupenda questa biblioteca è anche enorme.

    ResponderExcluir
  4. Imponência!
    Belíssima publicação! Grata!

    ResponderExcluir
  5. Luiz library is great. Really! Huge collections, long history and a wonderful building!!! Luiz I salute you my good friend!

    ResponderExcluir
  6. o edifício é muito lindo Luiz,
    penso que a biblioteca terá sido ou ainda é a mais importante da América Latina, e foi iniciada com a biblioteca real da corte portuguesa,
    é isso que tenho lido também!
    obrigada pelos detalhes

    ResponderExcluir
  7. Foi realmenre uma perda enorme para a brasileiridade, querido amigo. Ainda bem que se recompôs.abraço

    ResponderExcluir
  8. The architecture and the design are just magnificent! Beautiful paintings too. The extravagance of it all is just astounding!

    ResponderExcluir
  9. Boa noite, Luiz,

    Acho sempre interessante o modo como os acontecimentos do mundo (muitas vezes negativos, resultantes de desastres e tribulações) engendram outros acontecimentos, que por sua vez são positivos. Refiro-me aos infortúnios sofridos por Portugal, que resultaram na - digamos - criação dessa biblioteca.

    Abraço

    ResponderExcluir
  10. Uau, lindas fotos! Esta arquitetura é soberba!
    Muito bom saber mais da história da biblioteca nacional.
    Beijos! 🌼😘

    ResponderExcluir
  11. Uma maravilhosa biblioteca ela por dentro é incrível, abraços.

    ResponderExcluir
  12. Es un bello edificio. Te mando un beso.

    ResponderExcluir
  13. Que lugar mais lindo, eu adoraria conhecer.
    big beijos
    www.luluonthesky.com

    ResponderExcluir
  14. O edifício é absolutamente extraordinário.

    ResponderExcluir
  15. You noted that this literary heritage of Brazil was defined by UNESCO as one of the ten largest national libraries in the world. Impressive, considering China, India, United States, Indonesia (and Pakistan) have much bigger populations

    ResponderExcluir
  16. I like libraries very much! This library is GREAT!

    ResponderExcluir
  17. Es un edificio espectacular, con esas exposiciones, qué bien pensado.

    Un abrazo, Luiz

    ResponderExcluir
  18. Continuação de boa semana, caro Luiz.
    Um abraço.

    ResponderExcluir
  19. Un lugar precioso, me encantaría visitarlo
    Gracias por compartir!

    ResponderExcluir
  20. Bom dia Luiz,
    Que Biblioteca tão bela!
    Adorei todos os detalhes. Lindíssimos.
    Beijinhos,
    Ailime

    ResponderExcluir
  21. Boa tarde. Infelizmente algumas instituições da Biblioteca Nacional não estão com acesso. Obrigado pela visita e carinho.

    ResponderExcluir
  22. Un gran edificio para albergar lugar grandes obras literarias.

    Saludos.

    ResponderExcluir
  23. Um edifício extraordinário! Adorei os detalhes, que a magnifica série de imagens nos mostrou! Excelente reportagem fotográfica!
    Um grande abraço!
    Ana

    ResponderExcluir

Oi obrigado pelas suas mensagens. Seja bem-vindo. Sou grato a todos que deixaram seus comentários e mensagens. Novos amigos são bem vindos. Não existe distância para amigos de verdade. Desejo a todos, muita saúde nesse tempo difícil e complicado. Tudo isso terminará um dia.