sexta-feira, 12 de agosto de 2022

Forte de São Luís Parte IV Final. Niterói RJ.

Em 1913, o presidente da República marechal Hermes da Fonseca (1910-1914) promoveu a modernização das suas instalações, construindo, na sua parte mais elevada (c. 227 metros acima do nível do mar uma nova estrutura. estrutura, escavada parcialmente na rocha, artilhada com quatro obuseiros Krupp de 280 mm, em casamatas de concreto.










Estas protegem ainda os paióis de munição, a cúpula do telêmetro, a câmara de tiro, e a instalação do grupo gerador elétrico. Inaugurada em 1918, os seus canhões abriram fogo contra os revoltosos do Forte de Copacabana (julho de 1922) e contra o governo de Washington Luís (1926-1930), apoiando os revolucionários da Revolução de 1930.










 GARRIDO (1940) refere que foi das suas instalações, com o içamento da bandeira nacional na manhã de 24 de outubro de 1930, que partiu o sinal para o início da revolução (op. cit., p. 108); BARRETO (1958) refere que, pelo Decreto nº. 3.329 de 25 de novembro de 1938, o conjunto defensivo composto pela antiga Bateria  da Praia de Fora.










O Forte de São Luís com a antiga Bateria do Pico, numa área total de 5.850 metros quadrados, recebeu a designação atual de Forte Barão do Rio Branco, estando guarnecida ao final da década de 1950 pela 1ª Bateria de Óbus de Costa (BOC) (op. cit., p. 21). Considerada obsoleta, a estrutura foi desativada a partir de 1965.










A partir de 1992 o conjunto passou a abrigar parte do 8º Grupo de Artilharia da Costa Motorizado (GACosM), responsável aina pela Fortaleza de Santa Cruz e pelo Forte do Imbuhy. Em 1933, iniciaram as obras de limpeza e consolidação das ruínas do Forte de São Luís, que juntamente com o restante do complexo foi aberto ao público como atração turística a partir de 1998. Do alto do conjunto tem-se uma vista extraordinária das cidades do Rio de Janeiro e Niterói, separadas pela Baía de Guanabara.

Fonte: www.wikipedia.org Forte de São Luís

15 comentários:

  1. Si voy a Brasil lo visitaré, seguro.

    Un abrazo, Luiz

    ResponderExcluir
  2. Qué buen destino ha tenido este fuerte, al ser modernizado, para evitar su deterioro y se mejoraran sus instalaciones, sin perder su esencia histórica. Un abrazo, apreciado, Luiz.
    Carlos

    ResponderExcluir
  3. Excelentes e lindas fotos do maravilhoso Rio de Janeiro e Niterói.
    Lindo, caro amigo.

    ResponderExcluir
  4. Impactante imágenes, amigo Luiz. Hoy voy a referirme a ellas principalmente...

    Abrazo até vocé!!

    ResponderExcluir
  5. Maravilhosa série. A vista é espetacular tb!

    ResponderExcluir
  6. Luiz my good friend when I go to work in the library (I start July 26) I must find a good book about Brazil and read it to myself!
    Luiz I salute you! I wish you a good weekend!
    P.S. The weather (at least for now...) is good and the sky is cloudless, I'm going to have dinner and I'm going to look at the shooting stars!

    ResponderExcluir
  7. Lindas fotos, um lugar belissimo para visitas.

    Amigo Luiz, tenha um feliz fim de semana.
    Um abraço.

    ResponderExcluir
  8. Bello paisaje te enamora. Te mando un beso.

    ResponderExcluir
  9. Uma vista maravilhosa e que fiquei muito feliz em dividir com vocês.

    ResponderExcluir
  10. Las vistas que nos ofreces son espectaculares y como nos dices sigue siendo utilizado en algunas zonas no pudiste entrar.

    Saludos.

    ResponderExcluir
  11. Um lugar de facto com uma visão estratégica, imbatível! As panorâmicas são incríveis! Um grande abraço!
    Ana

    ResponderExcluir

Oi obrigado pelas suas mensagens. Seja bem-vindo. Sou grato a todos que deixaram seus comentários e mensagens. Novos amigos são bem vindos. Não existe distância para amigos de verdade. Desejo a todos, muita saúde nesse tempo difícil e complicado. Tudo isso terminará um dia.