Em 1913, estando quase concluídas as obras do Forte de Copacabana, o então presidente da República, Hermes da Fonseca, determinou erguer no local do antigo forte colonial, uma moderna fortificação para a defesa da barra da Baía de Guanabara.
À semelhança do de Copacabana, o projeto do Forte do Leme ficou a cargo do Coronel Engenheiro Augusto Tasso Fragoso, com a coordenação do major Arnaldo Pais de Andrade, Concluído e aprovado, foi enviado Krupp, em Essen (Alemanha), para fins de atualização e orçamento.
Os alemães reprojetaram-no de modo a que fosse executado com peças de concreto pré-moldadas na Alemanha, recomendando quatro obuseiros de 120 mm, cujos projéteis transporiam as elevadas barreiras constituídas pelos morros da Urca e do Pão de Açúcar, armas a serem fabricadas sob medida para a esta estrutura.
A parte elétrica da instalação ficou a cargo da empresa AEG, de Berlim. No contexto da Primeira Guerra Mundial (1914-1918), ainda sem que suas obras houvessem sido concluídas, o forte foi guarnecido pela 11ª Bateria do 4º Grupo de Artilharia de Costa (GACos), sob o comando do capitão Manuel Pedro de Alcântara. O efetivo, de três oficiais e trinta e dois praças, foi provisoriamente alojado em barracões de madeira.
Durante a construção, em 7 de setembro de 1915, em comemoração ao dia da Independência, foram instalados holofotes no alto do Morro do Leme, promovendo-se um ataque noturno simulado ao Rio de Janeiro, tendo a s embarcações da Armada Brasileira, feito se passar pelas da Marinha da Argentina. Á hora estipulada para o exercício, com a presença do Presidente da República, ministros e autoridades, a instalação elétrica falhou, deixando os holofotes apagados. Tal falha causou constrangimento, tendo assunto repercutido na imprensa do país vizinho.
Fonte: www.wikipedia.org Forte Duque de Caxias
I understand there are two forts: Fort Leme and the more modern one, Fort Copacabana. Both are open to public and have interesting military brazilian exhibits. Your photos give us plenty of information on both forts. Thanks for sharing.
ResponderExcluirO Forte de Copacabana é bem mais novo e fica do lado direito.
ExcluirLuiz wonderful landscapes!!! My friend I wish you a good Wednesday!!!
ResponderExcluirWonderful photos, Luiz and thank you for sharing some of the history. Good day to you, my friend.
ResponderExcluirGostei muito desta série amigo Luiz . Não conhecia e acredito que não é muito divulgado este local .Obrigado . Tentei várias vezes e não encontrei seu instagram
ResponderExcluirBrasil preserva su belleza y su historia, mesma coisa, ne?... Son un ejemplo, y vocé lo amplifica, amigo Luiz. Te felicito!!
ResponderExcluirOtro hermoso paseo virtual, me encanta el lugar.Saludos
ResponderExcluirÉ um belo lugar pra se visitar!
ResponderExcluirMuito bom saber a história do lugar!
Que vista linda lá de cima!
Beijos! :-*
Amazing photos :-D
ResponderExcluirBoa noite, Luiz,
ResponderExcluirEnquanto lia o post, ia me perguntando se estes fortes seriam mesmo capazes de impedir a entrada de invasores e ataques variados. Mas saber que a 'coisa' já falhou no dia da inauguração me deixou pessimista, rsrs.
Abraço
Bello fuerte te mando un beso.
ResponderExcluirA VISTA!!!!
ResponderExcluirUAU!!!
Unas fotos increíbles, gracias por enseñarnos ese lugar. Un abrazo
ResponderExcluirUm dos chamados cantinhos do Rio.
ResponderExcluirLindo
Хорошие форты для безопасности Бразилии!
ResponderExcluirGostei de ver estas belas fotografias.
ResponderExcluirUm abraço e continuação de uma boa semana.
Andarilhar
Dedais de Francisco e Idalisa
Livros-Autografados
Obrigado por vocês acompanharem as matérias sobre o Forte Duque de Caxias. Grande abraço carioca.
ResponderExcluirVery interesting I enjoyed the post.
ResponderExcluirMuy interesante y lindos paisajes. Besos.
ResponderExcluirUn lugar que bien merece una visita no solo por la historia que encierran esos muros también esas maravillosas vistas.
ResponderExcluirSaludos.