terça-feira, 25 de junho de 2024

Luzes da Coreia Parte I. Niterói RJ.

    O Museu de Arte Contemporânea de Niterói recebe a exposição imersiva com tradicionais lanternas de seda da Coreia do Sul.








    A mostra é a maior exposição de arte da Coreia do Sul já realizada no Brasil, com túneis coloridos formados por 1,2 mil lanternas de seda.








    Intitulada Luzes da Coreia - festival de Lanternas de Jinju, mostra tem a curadoria de Ana Cláudia Guimarães e deixa o público mergulhar uma das mais populares tradições culturais coreanas a partir da experiência emersiva com instalações em site specific no Salão Principal do Museu.








    As milenares lanternas coloridas de seda dialogam com elementos cenográficos contemporâneos, com a intenção de transportar os visitantes à cidade de Jinju, que desde de 2003 sedia o Festival Jinju Namgang Yudeung, um dos tradicionais festivais culturais do país.








    Quem passar por lá, encontrará o MAC Niterói ocupado por túneis coloridos formados por 1.2 mil lanternas de seda e no fim deles, uma enorme lua em 3D.








    Além disso, instalações, fotos, vídeos da cidade e do evento, capturando e mostrando a unidade entre a tradição e contemporaneidade.

    Fonte: https://vogue.globo.com/cultura/arte/noticia/2024/06/mac-niteroi-recebe-exposicao-imersiva-com-tradicionais-lanternas-de-seda-da-coreia-do-sul.ghtml
MAC Niterói

segunda-feira, 24 de junho de 2024

Museu de Arte Contemporânea. Niterói.

    O Museu de Arte Contemporânea de Niterói (MAC) é um museu de arte contemporânea brasileira localizado na cidade de Niterói, estado do Rio de Janeiro, no Brasil. 










    A obra foi inaugurada no dia 2 de setembro de 1996.










    Projetado pelo arquiteto Oscar Niemeyer, MAC tornou-se um dos cartões-postais de Niterói.










    Destina-se principalmente as obras pertencentes á arte contemporânea brasileira da década de 1950 até hoje.

    Fonte: www.wikipidia.org Museu de Arte Contemporânea de Niterói 

domingo, 23 de junho de 2024

Parque das Águas Parte II Final. Niterói RJ.

    Seu terreno pertencia à antiga aldeia dos índios de São Lourenço.








    Composto de duas câmaras quadradas, semi enterradas, e separadas por grossas paredes, o reservatório possui cobertura em abobadilha de berço, recoberta com uma camada de terra.








    Pelo exterior, tem altura de 1,50m, enquanto internamente possui 6m de profundidade. Em 1998, foi objetivo de tombamento pelo INEPAC, juntamente com outros reservatórios de valor histórico no estado do Rio de Janeiro.








    O Parque das Águas, como também é conhecido o Parque Municipal Eduardo Travassos, parte central de Niterói e homenageia seu idealizador, engenheiro Eduardo Travassos.






    O Parque das Águas é uma Área de Preservação na qual podem ser observadas várias espécies botânicas, inclusive algumas ameaçadas de extinção, além de répteis rasteiros e aves como a coruja e o gavião carrapateiro.








    Dele é possível ter a visão dos principais centros turísticos do Rio de Janeiro, por exemplo, o Corcovado e o Pão de Açúcar. O acesso é pela Rua Vladimir Alves Machado, s/n°, centro de Niterói RJ. Foi inaugurado em 8 de junho de 2006.

    Fontes: www.wikipidia.org Parque das Águas Niterói 
    http://meioambiente.niteroi.rj.gov.br/parque-das-aguas-de-niteroi/