quarta-feira, 24 de abril de 2024

Léa: Negra Atriz da Liberdade Parte II Final. Niterói RJ.

    Micaela Costa, presidente da Fundação de Arte de Niterói (FAN), destaca a importância e o protagonismo da homenageada. "Falar de Léa Garcia é uma honra e um dever para nós que temos a tarefa de fomentar a cultura de nossa cidade.

    Léa Garcia com sua personagem Rosa, na novela de sucesso mundial, A Escrava Isaura. 











    Léa, uma grande atriz de primeira categoria, teve imensa contribuição no enfrentamento ao racismo, abrindo caminhos para tantos artistas negros no teatro, na TV e no cinema brasileiros", concluiu.











    Léa Lucas Garcia de Aguiar nasceu na cidade do Rio de Janeiro, em 11 de março de 1933. Tornou-se atriz quando esse não era ofício comum para mulheres negras.











    Filha de Stela Lucas Garcia e José dos Santos Garcia, passou a morar com sua avó aos 11 anos, quando sua mãe morreu. Desde jovem, demonstrou o desejo de desenvolver com o universo artístico, mas em outro campo. Queria cursar letras e o para ser escritora.











    Léa estreou como atriz em 1952 em um espetáculo de Abdias, "Rapsódia Negra". A primeira aparição em público, com o grupo do Teatro Experimental do Negro, ela interpretava poesia de Castro Alves. Trabalhou em papel marcantes como a Rosa, "Escrava Isaura", novela que a tornou, conhecida do público. Léa morreu em 15 de agosto de 2023, aos 90 anos, na cidade de Gramado RS, onde estava para receber o Troféu Oscarito no Festival de Gramado.

    Fonte: www.culturaniteroi.com.br Museu Janete Costa

terça-feira, 23 de abril de 2024

Léa: Negra Atriz da Liberdade Parte I. Niterói RJ.

    A mostra é uma homenagem à atriz Léa Garcia que desempenhou um papel fundamental no rompimento de barreiras para atrizes negras nas telas e no teatro.











    O Museu Janete Costa de Arte Popular convida para a exposição Léa: Negra Atriz da Liberdade. Para homenagear a trajetória artística da grande atriz.











    Serão colocados à disposição do público, colagens, textos originais, fotografias, desenhos, objetos cênicos, figurinos, revistas, e muito do que é o Teatro Experimental do Negro e da Grande artística e ativista negra, Léa Garcia.











    "No mês de março, no qual os holofotes estão direcionados a todas mulheres, para mim, enquanto mulher negra, é uma grande honra receber e abrir ao público nessa exposição",











    "Que expressa movimentos que visam romper com o sistema patriarcal e a barreira histórica e cultural de mulheres negras nas artes" comemora Juli Costa, diretora do Museu Janete Costa.

    Fonte: www.culturaniteroi.com.br Museu Janete Costa