O Museu de Ciências da Terra (MCTer) convida-o para explorar e fazer descobertas incríveis sobre a vida na Terra, do presente, do passado e do futuro. O visitante poderá ver a demonstração de como é feita a detecção da intensidade de terremotos e como são as investigações das estruturas das formações rochosas e do assoalho oceânico.
Especializado em geociências, o Museu é fonte de conhecimento e pesquisa para os estudos da Terra, como: paleontologia, geologia, mineralogia, geofísica, entre outras.
O edifício de 1908, que sediou o Palácio dos Estados, na Exposição Comemorativa do Centenário de Abertura dos Portos do Brasil, encontra-se na Urca, bem perto do Pão de Açúcar e seu bondinho.
Conhecido hoje como Palácio da Geologia, abriga valioso acervo, um dos mais ricos da América Latina. Constituído por coleções de minerais, meteoritos, rochas, fósseis e documentos únicos, relacionados à memória geológica.
A coleção mineralógica possui mais de 10.000 amostras de minerais do Brasil e do mundo, meteoritos e rochas, além de fósseis chegando a mais de 100 mil espécimes.
O Museu possibilita ao visitante conhecer a história da Terra, desde 4,5 bilhões de anos atrás. Também um pouco da Era dos Dinossauros, as grandes preguiças e mastodontes que viveram durante a Era do Gelo. A biblioteca, com cerca de 100 mil volumes, e a biblioteca infantil são importantes pontos do Museu, nos quais desenvolvemos oficinas e atividades educativas e culturais.
Fonte: Museu de Ciência da Terra