domingo, 14 de dezembro de 2025

Museu do Jardim Botânico Parte I. Rio de Janeiro RJ.

    Inaugurado em 2024, o Museu do Jardim Botânico é fruto da parceria entre o Jardim Botânico do Rio de Janeiro, a Shell Brasil e o idg - Instituto de Desenvolvimento e Gestão.











   Sua missão disseminar o conhecimento sobre a diversidade da flora brasileira e aproximar os visitantes do trabalho científico desenvolvido pelo Instituto de Pesquisas Jardim Botânico do Rio de Janeiro, uma instituição de referência mundial com mais de dois séculos de história.











   Com visitação gratuita e acessível a todos os públicos o Museu a exposição de longa duração.











  Muito mais que um jardim, que convida à reflexão sobre a conservação da biodiversidade por meio de oito experiências interativas.










   Um dos destaques é a obra Capa, Casa, Cosmos de Estevão Ciavatta, com narração de Regina Casé, que proporciona uma imersão sensorial na sumaúma (Celba petantandra), árvore amazônica presente na coleção viva do JBRJ e carregada de simbolismos.











   O espaço também recebe mostras e instalações artísticas temporárias que conectam arte e ciência, além de oferecer uma programação cultural diversificada, composta por oficinas, palestras e atividades educativas para diferentes faixas etárias.

   Fonte: https://idg.org.br/atuacao/museus/217/museu-do-jardim-botanico

sábado, 13 de dezembro de 2025

Praça do Rink. Niterói RJ.

    Praça General Gomes Carneiro conhecida popularmente como Praça do Rink, é um logradouro no Centro da cidade de Niterói RJ. Seu nome provém um rinque de patinação que havia ali no início do século XX.







   A praça possui jardins, um chafariz (inaugurado pelo Imperador Dom Pedro II em 1845) e estátuas em estilo neoclássico de leões e ninfas. A praça fica próxima do histórico prédio, Centro Cultural dos Correios de Niterói RJ.







   Em 1819, atendendo aos apelos da população, o rei Dom João VI, que costumava passar temporadas de férias no bairro de São Domingos, elevou a região da Banda D'Álem à condição de vila.







   No ano seguinte, foi feito um plano de aruamento da cidade, transferindo a sede da Câmara para um bairro vizinho a sede de então, o bairro de São Domingos, Arraial da Praia Grande, o atual Centro, ordenando o centro da cidade em ruas segundo uma disposição quadriculada que se mantém ate hoje - sendo o primeiro planejamento urbano de uma cidade brasileira.







   Em 1845, o Imperador Dom Pedro II inaugurou na atual Praça do Rink o Chafariz da Memoria, cujo nome prestava homenagem a memória do Rei Dom João VI, frequentador da cidade é que a elevara a condição de vila, passando a praça também a ser conhecida como Largo da Memoria.







   A Praça abriga, todas as quintas e sextas-feiras, uma feira de artesanato com mais de 15 barracas, que funcionam das 9h às 15h. Nelas podem ser encontrados os mais variados objetos, desde estojos personalizados até tapetes e bijuterias dos mais variados estilos.

   Fonte: www.wikipidia.org Praça General Gomes Carneiro