segunda-feira, 31 de julho de 2023

Parque Yitzhak Rabin. Rio de Janeiro RJ.

Localizado no bairro de Botafogo, na zona sul do Rio de Janeiro, o Parque Yitzhak Rabin é popularmente conhecido como Mirante do Pasmado, o local é de fácil acesso e é possível chegar tanto de carro quanto a pé com uma uma subida de aproximadamente 15 minutos. No local existem quiosques que sempre ficam abertos até o final do dia.













No alto do parque está localizado o Mirante do Pasmado com um visual incrível do bairro de Botafogo, Pão de Açúcar, Baía de Guanabara, Santa Teresa, Ponte Rio-Niterói e o Cristo Redentor. Para quem não conhece, vale a pena dar uma passada para conhecer o local e o mirante que é fantástico.













O Memorial do Holocausto, construído no Parque Yitzhak Rabin, no Mirante do Pasmado, em homenagem à mais de 11 milhões de vítimas do holocausto durante durante a Segunda Guerra Mundial.













O Obelisco com quase 20 metros tem inscrições referentes à valores sobre a vida. O local ainda receberá um museu, que ainda não foi inaugurado.













"O memorial não é só para o judeu, e sim para toda a sociedade", afirmou Alberto Klein, presidente da Associação Cultural do Memorial do Holocausto, na inauguração.

Fonte: www.minube.com.br  Parque Yitzhak Rabin

domingo, 30 de julho de 2023

Outeiro da Glória. Rio de Janeiro RJ.

A Igreja de Nossa Senhora da Glória do Outeiro ou Imperial Igreja de Nossa Senhora da Glória do Outeiro, mais conhecida como Igreja da Glória, ergue-se no alto do Outeiro da Glória, no bairro da Glória, na cidade do Rio de Janeiro, no Brasil.














É considerada uma das joias da arquitetura colonial do Brasil e um dos mais característicos monumentos da cidade. Dada a sua localização elevada, é facilmente visível do Aterro do Flamengo e arredores. A Igreja da Glória tem origem numa pequena ermida do século XVII construída em um terreno doado à Irmandade da Glória em 1699 por Cláudio do Amaral Gurgel.














Não se sabe exatamente quando começou a construção da igreja, sabendo-se com a certeza que foi inaugurada em 1739. Considera-se provável que tenha sido começada nos anos de 1730, ainda que alguns acreditam que as obras começaram ainda em 1714. A tradição oral atribui o projeto ao tenente-coronel e engenheiro-militar português José Cardoso Ramalho, mas não há documentos que confirmem a autoria. 














A pedra utilizada na construção da igreja proveio da Pedreira da Glória, no Morro Nova Sintra, no bairro do Catete. A planta da igreja é composta por dois octógonos, o que lhe dá a forma de um "8". Os espaços curvos - especialmente  elípticos - são uma forma típica do barroco e estreiam na arquitetura do Rio nesta igreja. Na igreja, foi batizada, em 1819, a primeira filha de dom Pedro I e dona Leopoldina, a princesa Maria da Glória. futura rainha dona Maria II de Portugal. A partir daí, todos os membros da Família Imperial foram batizados na Igreja da Glória, incluindo dom Pedro II e a princesa Isabel.

Fonte: www.wikipedia.org Igreja de Nossa Senhora Da Glória do Outeiro