segunda-feira, 30 de setembro de 2024

Panoramas. Niterói RJ.

A exposição Panoramas foi idealizada pelos pintores Beto Fame (1988) e Vinícius Carvas (1988), ambos da Zona Norte da cidade do Rio de Janeiro.







  Projetadas para ocupar uma sala expositiva do Espaço Cultural dos Correios em Niterói, a colaboração poética dos artistas é desdobrada em diversas mídias, como a fotografia, a pintura e colagem.








   Mobiliza-se, assim, toda uma expografia que foge da organização linear do cubo branco, monumentalmente materializada no mural de aproximadamente 9 metros e composto por 17 telas.

   Fonte: Palácio dos Correios Niterói

domingo, 29 de setembro de 2024

Luiz Badia. Niterói RJ.

  Esta exposição reúne a produção artística mais recente de Luiz Badia (2024) e tem por abordagem principal o conflito entre o medo e a coragem.











  Nela, a subjetividade é recorrente tanto na singeleza do pincel sobre papel como na gestualidade da acrílica sobre tela, tal qual na dinâmica de embalagens digitais em movimento enquanto e, sobretudo, na referência explícita às condições do sujeito em seu-estar-no-mumdo.










  Seus trabalhos são, pois, um exercício reflexivo e poético sobre a existência humana a partir da ideia de enfrentamento e superação de pensamentos dúbios.











   A obra de Luiz Badia se estrutura em jogos de narrativas metafóricas, nas quais, seres fabulares da fauna e da flora sobre planos abstratos protagonizam ora poder ou fragilidade.










   Neles, presobagens como coelhos, tubarões, mulheres, kamikazes, folhas, flores, imperadores, enfim, figuram quais alegorias que o artista nos apresenta, sob poética não dedicada à pintura.

   Fonte: Palácio dos Correios Niterói