quarta-feira, 5 de novembro de 2025

Museu da Justiça Parte V. Rio de Janeiro RJ.

    Assim como o Palácio da Justiça, o Tiradentes foi inaugurado em 1926, dentro do projeto de modernização da capital, que incluiu a abertura da Avenida Rio Branco e a construção do prédio da Biblioteca Nacional e do Theatro Municipal.












   Com o advento da Proclamação da República, em 1891 foi criada a Corte de Apelação do Distrito Federal, mais alta estância de poder da época.












   O órgão funcionou na antiga residência do Conde da Barca, na Rua do Passeio, e depois num casarão da Rua Luis de Camões, até ser inaugurado o Palácio da Justiça do Distrito Federal, em 6 de novembro de 1926.












   Com obras que levaram quatro anos, o Palácio da Justiça é resultado de um projeto de arquitetura eclética de inspiração neorrenascentista italiana, assinada pelos arquitetos Gabriel Fernandes e Fernando de Nereu Sampaio, e executado pelo engenheiro Leopoldo de Melo Cunha Filho.

   Fonte: https://multi.rio/index.php/familia/14030-pal%C3%A1cio-da-justi%C3%A7a-guarda-rela%C3%A7%C3%A3o-antiga-com-o-teatro

terça-feira, 4 de novembro de 2025

Museu da Justiça Parte IV. Rio de Janeiro RJ.

    A ideia partiu de Clara Delmastro, uma meio-soprano italiana que se inspirou nas festas parisienses de carnaval.












   Em pouco tempo, este tipo de baile se popularizou pelos centros urbanos de todo o país, sendo realizado em hotéis, sociedades dançantes e até em residências, e disputando com os entrudos a preferência dos foliões.











   Na mesma data em que o município do Rio de Janeiro foi fundado, 1° de março de 1565, surgia a comarca do Rio de Janeiro, que abrangia o território do Rio, do Espírito Santo e de São Tomé, uma Capitania que se estendia do norte fluminense ao sua capixaba.












   Até 13 de outubro de 1751, existia na colônia portuguesa nas Américas um único tribunal, chamado Relação do Estado no Brasil, com sede em Salvador. Nessa data, um regimento determinou a criação de um segundo tribunal da região da Corte, a Relação do Rio de Janeiro, que se instalou no prédio da Casa da Câmara e Cadeia, também conhecida como cadeia velha onde hoje existe o Palácio Tiradentes.

   Fonte: https://multi.rio/index.php/familia/14030-pal%C3%A1cio-da-justi%C3%A7a-guarda-rela%C3%A7%C3%A3o-antiga-com-o-teatro