domingo, 30 de abril de 2023

Museu Janete Costa de Arte Popular. Niterói RJ.

O Museu Janete Costa de Arte Popular é localizado no bairro de Boa Viagem, na cidade de Niterói, estado do Rio de Janeiro. Situado em dois sobrados do século XIX (1862), com fachadas tipicamente neoclássicas. A arquiteta pernambucana Janete Ferreira da Costa, foi uma das maiores incentivadoras de Arte Popular Brasileira.




























O prédio, que se encontrava em ruínas, teve a fachada restaurada e as paredes internas descascadas, para mostrar a grandiosidade do prédio, bem como a beleza rústica da sua construção, criando o ambiente necessário para atrair visitantes e a instalação do Museu Janete Costa de Arte Popular.

Fonte: www.wikipedia.org Museu Janete Costa

sábado, 29 de abril de 2023

Rafael Matos. Niterói RJ.

Rafael Matos, sem local e data de nascimento conhecido, tem seu atelier localizado no Hospital Psiquiátrico de Jurujuba, onde é paciente. Na fase atual de sua pintura, é possível observar seus traços mais geométricos e a continuidade das cores exuberantes.















As relações humanas como tema se fazem presentes, muito em razão de sua convivência dentro da instituição, revelando momentos de acolhimento e afeto. Quando tinha 19 anos, Rafael pensava que não iria conseguir passar do desenho para pintura, mais logo foi presenteado com tinta e pincel e passava a fazer pinturas durante suas seções de análises. Hoje domina as técnicas de tinta óleo, pastel seco e aquarela.

Fonte: www.saude.nietroi.rj.gov.br
www.culturaniteroi.com.br

sexta-feira, 28 de abril de 2023

Transvendo o Mundo. Niterói RJ.

A exposição cujo título foi inspirado na poesia de Manuel de Barros: "O olho vê, a lembrança revê, e a imaginação transver o mundo", apresenta três artistas que utlizaram muita imaginação para vencer barreiras e preconceitos.










Utilizando técnicas e materiais diferentes, esses artistas caminham paralelamente e estão interligados pelos olhares e histórias de vidas que se unem na luta pela visibilidade e reconhecimento artístico.










Marcelo da Conceição nascido em Niterói, no bairro Caramujo em 1966, trabalhou como carregador nas feiras, foi pedreiro, vendedor ambulante e "garimpeiro urbano", como ele mesmo define um de seus ofícios.










Suas esculturas e objetos confeccionados com materiais descartados, são extremamente complexas na busca do equilíbrio e, a um só tempo, revela precariedades a fragilidade tão vivenciadas em seu cotidiano pelas ruas da cidade.










Josemias Moreira Filho é niteroiense nascido e criado no Morro do Palácio, ainda criança perdeu a visão do olho esquerdo ao se acidentar com uma vara de cafifa "pipa", se inscreveu em um projeto educativo do Museu de Arte Contemporânea de Niterói (MAC) e descobriu o universo da fotografia.










Driblou barreiras e preconceitos tornando-se artista visual. Suas fotos revelam a beleza de pessoas e de territórios, tantas vezes discriminados, e fazem uma ponte entre a comunidade e o mundo. Rafael Matos, sem local e data de nascimento conhecido, tem seu atelier localizado no Hospital Psiquiátrico de Jurujuba, Niterói, onde é paciente.

Fonte: Museu Janete Costa 
curador: Jorge Mendes