terça-feira, 31 de janeiro de 2023

Arte Urbana XXV. Rio de Janeiro RJ.

A Arte Urbana é a tradução de Street Art, um movimento que compreende todas as manifestações artísticas que acontecem no ambiente público, por vez, até mesmo de forma legal. Ademais, ela surgiu como forma de protesto contra os princípios e critérios de instituição artística tradicional ocidental.































Esse tipo de expressão artística esta espalhada pelo mundo todo. Surgiu nos Estados Unidos, na década de 70, e tem caráter dinâmico e passageiro. Então normalmente é associada a fotografia, que permite seu registro duradouro.

segunda-feira, 30 de janeiro de 2023

Igreja da Candelária. Rio de Janeiro RJ.

Segundo conta a história semilendária sobre a origem da igreja, nos princípios do século XVII, uma tempestade quase teria feito naufragar um navio chamado "Candelária", no qual viajavam os portugueses Antônio Martins Palma e Leonor Gonçalves.










O casal teria feito a promessa de edificar uma ermida dedicada a Nossa Senhora da Candelária se escapassem com vida. A nau, finalmente, teria aportado no Rio de Janeiro e o casal teria mandado construir uma pequena ermida no local da atual Igreja da Candelária em 1609, posteriormente ampliada pela Irmandade do Santíssimo Sacramento para tornar-se uma igreja paroquial.










A igrejinha paroquial da Candelária foi reformada em 1710, mas, na segunda metade do século XVIII, necessitava de ampliação. O sargento-mor Francisco João Roscio, engenheiro militar português. desenhou os planos para uma nova igreja. As obras começaram em 1775, utilizando-se de pedra extraída da Pedreira da Candelária, no Morro da Nova Sintra, no bairro do Catete.










A inauguração, com a igreja ainda inacabada, ocorreu em 1811, em presença do príncipe-regente e futuro rei de Portugal, D. João VI. A igreja tinha, nesse momento, uma só nave. Os altares do interior da igreja haviam sido esculpidos por Mestre Valentim, o grande artista do estilo rococó do Rio de Janeiro, mas seriam substituídos nas reformas posteriores.










A fachada e o projeto geral de planta em cruz latina com a cúpula sobre o transepto lembram muito certas obras do barroco português, como por exemplo, a igreja do Convento de Mafra (1717-1730), perto de Lisboa e a Basílica da Estrela (1779-1790), na capital portuguesa. A fachada é particularmente bela entre as igrejas coloniais brasileiras. Como ocorre também com a maioria das igrejas coloniais do Rio de Janeiro, a fachada da Igreja da Candelária está voltada para a Baía de Guanabara, uma vez que essa era a via principal de entrada na cidade.

Fonte: www.wikipedia.org Igreja da Candelária