sexta-feira, 4 de outubro de 2024

Dona Izabel 100 anos Parte I. Rio de Janeiro RJ.

   Dona Izabel 100 anos da Mestra do Vale do Jequitinhonha, região do estado de Minas Gerais. Dona Izabel, faleceu em 2014, aos 90 anos. O CRAB faz uma linda homenagem e excelente exposição, pelo seu legado, no ano que seria seu 100 anos.











   Bem-vindos ao mundo da Dama do barro e de uma pioneira de parte do artesanato do Vale do Jequitinhonha, Minas Gerais.











  A nova exposição do Centro Sebrae de Referência do Artesanato Brasileiro (CRAB) celebrar a vida e a obra da grande mestra artesã mineira Dona Izabel Mendes da Cunha.











  Em nossas galerias, o visitante também verá a importância do artesanato como expressão cultural e fonte de sustento para muitas famílias do Vale do Jequitinhonha, no estado de Minas Gerais.











   O legado de Dona Izabel não se resume às suas criações e o seu pioneirismo no trabalho com utensílios de cerâmica, em especial as famosas bonecas moringas.

Fonte: CRAB Centro de Referência do Artesanato Brasileiro

quinta-feira, 3 de outubro de 2024

Pretagonismo Parte III FInal. Rio de Janeiro RJ.

   Apropriamo-nos do neologismo pretagonismo, adotado por Rodrigo França e Jonathan Raymundo, com o intuito de ressignificar o domínio que as pessoas negras possam ter sobre as suas próprias narrativas.












   Queremos pensar nessas narrativas dos artistas negros, e ainda de outras personalidades, que realizaram feitos de rebeldia ou heroísmo como Manuel da Cunha, Estevão Silva e o Marinheiro Simão.











   Nesse movimento discutimos os pretagonismos possíveis numa sociedade que relegava, e que ainda relega, ao povo negro o papel de objeto e não de sujeito no campo das artes, desde o período colonial.












   Apenas recentemente alguns artistas negros vêm conseguindo romper barreiras e conquistar espaços consagrados, tanto nacionais, quanto internacionais.










   Esperamos que esta exposição possa trazer um renovado olhar sobre o acervo do MNBA provocando novas reflexões e contribuindo para fruições mais potentes.

Amauri Dias
Ana Teles da Silva 
Cláudia Rocha 
Reginaldo Tobias de Oliveira 
Curadores

Fonte: Espaço Cultural BNDS