quinta-feira, 30 de novembro de 2023

Horto de Itaipu Parte II Final. Niterói RJ.

    Orgulhoso, Reinaldo explicou que são várias espécies de mudas de plantas frutíferas, e também ornamentais e medicinais que o Horto de Itaipu abriga. 











    São cerca de quatro a cinco mil variedades como Pata de Vaca, Equisoria, Azaleia, Flamboyant, Pé de Cacau e Pé de Cajá.











    As enormes palmeiras, algumas plantadas pelas mãos de Paulo Bolonha, jardineiro do Horto há 30 anos, encantam quem visita o local. 











    Eliel Pereira Ramos, jardineiro, conta que muitas atividades como Projeto Gugu (aulas de ginástica para a terceira idade) estão em atividade no Horto de Itaipu. "Também há espaço para recreação e o famoso piquenique no parque".











    Melhorias estão sendo feitas no Horto de Itaipu, como substituição das grades em torno e a pavimentação das vias públicas que levam a entrada do parque. 











    Na parte interna, um ciclovia está sendo construída, assim como um espaço com cobertura para a produção e manutenção das mudas que vão arborizar a cidade de Niterói. 

Fonte: www.atribunarj.com.br Horto de Itaipu 

    Assim, termino, a série de postagens em comemoração, dos 450 anos de aniversário da cidade de Niterói. 

quarta-feira, 29 de novembro de 2023

Horto de Itaipu Parte I. Niterói RJ.

    Com uma extensão de 46 mil metros quadrados, o Horto de Itaipu é administrado pela Seconcer (Secretaria de Conservação e Serviços Públicos da Prefeitura Municipal de Niterói).


























    Muita gente não conhece o Horto de Itaipu por falta de informação. Além disso, é a escassa a sinalização para se chegar ao santuário verde da Região Oceânica de Niterói e do segundo distrito de Itaipu, que em seus 46 mil metros quadrados revela a beleza e imponência de espécies da Mata Atlântica. 


























    Segundo o responsável pelo horto, Reinaldo Ramos, o número de visitantes não para de crescer, sendo a maioria de São Gonçalo e também de Niterói. Ele observa que os vizinhos do bairro (Itaipu), praticamente desconhecem o lugar. 

Fonte: www.atribunarj.com.br Horto de Itaipu