sábado, 2 de março de 2024

Ceasa/RJ. Rio de Janeiro RJ.

    Principal ponto de comercialização de hortifrutigranjeros no território fluminense, a Centrais de Abastecimento do estado do Rio de Janeiro (Ceasa/RJ), com 49 anos, iniciado em 1974. A instituição, no entanto, foi criada, em 20 de maio de 1970, através do Decreto de Lei Estadual n° 228, e inaugurada em março de 1974.












    O bairro de Irajá, Zona Norte da capital, foi escolhido para abrigar a sede da empresa, que hoje conta com outros cinco mercados situados no interior do estado do Rio de Janeiro.












    A Ceasa/RJ em Irajá recebe diariamente, quase 60 mil pessoas e 40 mil veículos que redistribuem todo material comercializado no entreposto para a capital e municípios vizinhos como São João de Meriti, Nilópolis, Nova Iguaçu, Duque de Caxias, Magé, entre outros.












    Ao longo de quase meio século de atividade a Ceasa/RJ se consolidou como uma das maiores centrais de abastecimento da América Latina.

    Fonte:https://www.ceasa.rj.gov.br/node/291#:~:text=O%20programa%20foi%20fundado%20em,e%20promover%20a%20economia%20fluminense.&text=Em%20todo%20o%20ano%20de,todo%20o%20estado%20do%20Rio

12 comentários:

  1. eu amo ceasas. o de sp está na mira da especulação imobiliária. e o entorno se incomoda com os excessos de caminhões. mas é uma avenida grande sem prédios e casas. e todos querem chegar no restaurante e ter o peixe que querem, as saladas q querem, esquecem q vem de algum lugar. aqui querem enviar para o fim de mundo e muitos feirantes disseram que abandonam o ofício se for assim. muito triste. espero q nunca consigam. beijos, pedrita

    ResponderExcluir
  2. Ohhhh so much wonderful produce. I wish I could get some of those things here. Have a nice day today.

    ResponderExcluir
  3. Un mercado muy bien surtido.Saludos

    ResponderExcluir
  4. I love to eat fruit!!! It's a pity that oranges, tangerines, kiwi, pomegranates and others from warm climates don't grow in Poland :( Unfortunately, but store-bought have a different, inferior taste than those straight from the trees...

    ResponderExcluir
  5. Eu sou muito fã de uma feira e de um mercado. Sendo assim, sou assídua no Ceasa de Brasília. O Ceasa daqui tem uma série de coisas das quais gosto: vegetais frescos, lojas de temperos e produtos 'gourmets' e coisas assim. Eu acho que os demais Ceasas são parecidos, e eu gostaria muito de conhecer o do Rio de Janeiro.

    Abraço

    ResponderExcluir
  6. Nossos campos são ricos e lembra Caminha.
    Belos clicks amigo.
    Gosto de conhecer estes centros.
    Abraços e bom domingo.

    ResponderExcluir
  7. Quanta bella frutta!Ti auguro buona domenica.

    ResponderExcluir
  8. very good fruit....in my country...this month is mangoe season....

    and i like banana so much...

    ResponderExcluir
  9. Olá meu querido amigo Luiz. Eu sei da existência do mercado porque é um dos maiores da América Latina, mas não sabia exatamente a história e o que se pode conseguir lá. Obrigado por esta caminhada
    Abraços

    ResponderExcluir
  10. Nos has dejado una buena muestra de los productos que desde esa empresa se distribuyen por la zona de influencia de Río de Janeiro.

    Saludos.

    ResponderExcluir

Oi obrigado pelas suas mensagens. Seja bem-vindo. Sou grato a todos que deixaram seus comentários e mensagens. Novos amigos são bem vindos. Não existe distância para amigos de verdade. Desejo a todos, muita saúde nesse tempo difícil e complicado. Tudo isso terminará um dia.