sexta-feira, 15 de março de 2024

Parque Estadual da Costa do Sol RJ.

    O Parque Estadual da Costa do sol (PECS), situado na extremidade leste do estado do Rio de Janeiro, na porção conhecida como Região dos Lagos, é a principal unidade de conservação de proteção integral regional.











    Sobrepõe-se a três Áreas de Proteção Ambiental estaduais: Massambaba, Serra de Sapiatiba e Pau-brasil, criadas respectivamente em 1986, 1990 e 2002.











    O PECS foi criado em 18 de abril de 2011, pelo Decreto Estadual n° 42.929, num formato multissetorial (não previsto pelo SNUC), sendo composto por 43 áreas distribuídas em seis municípios: Saquarema, Araruama, Arraial do Cabo, Cabo Frio, São Pedro da Aldeia e Armação dos Búzios, totalizando 9.841 hectares.











    Estas áreas são divididas em quatro Núcleos: Massambaba, Dama Branca, Sapiatiba e Pau-brasil. O PECS está integralmente inserido no domínio Mata Atlântica.











    Protegendo, principalmente as restingas e suas diversas comunidades, as florestas estacionais semidecíduas costeiras e a vegetação arbustiva sobre morros costeiros, além de raros manguezais no sistema lagunar de Araruama.











    A maior altitude registrada nesse Parque está na Serra de Sapiatiba, com 350 metros. Os solos são diversificados, tanto nas restingas como nas áreas ocupadas pelas floresta estacionais, em função de fatores geológicos, geomorfológicos, climáticos e ecológicos.

    Fonte: https://catalogo-ucs-brasil.jbrj.gov.br/descr_areas.php?area=CostadoSol



13 comentários:

  1. Una buena reserva, bonitas fotos Luiz.

    Un abrazo.

    ResponderExcluir
  2. Que lindo deserto. Aqueles arbustos ou árvores são lindos, aquelas dunas totalmente redondas parecem ter sido feitas pela mão do homem e aqueles cactos são lindos. Em fim. ARARUAMA e com nome tudo é lindo

    ResponderExcluir
  3. Excelnte post Luis, bellas imagnes. Gracias por compartir belleza. Feliz fin de seman. Un abrazo

    ResponderExcluir
  4. It's great to hear about initiatives aimed at preserving the beauty and biodiversity of this coastal area.

    ResponderExcluir
  5. Very nice place. My friend beautiful place.
    Luiz, I have a question for you: are those flowers in the photo surfinia or petunia?
    Luiz, I wish you my good friend a good weekend!!!

    ResponderExcluir
  6. It looks like such an incredible place to spend time! Those views are remarkable.
    the creation of beauty is art.

    ResponderExcluir
  7. Otro maravilhoso lugar para conheçer... muchas gracias amigo Luiz por compartilhar...
    Abrazo até lá!!

    ResponderExcluir
  8. Alguém que visitou o Rio falou-me da Região dos Lagos e pareceu-me estranho que alguém que tinha ido às praias tivesse entrado num parque nacional. Mas vejo que é mais que isso, e que é anexo à praia, pensei que fosse dentro do continente

    Grande abraço meu querido amigo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Como coloquei no texto, o Parque Estadual da Costa do Sol é cercado por várias cidades e vários biomas: de praia, serras, restingas e Mata Atlântica e serve de proteção ambiental para a Lagoa de Araruama.

      Excluir
  9. Aunque sea un parque que nos puede parecer un lugar de fuera de Brasil, ya que el inconsciente nos lleva a lugares de frondosa vegetación, bien merece ser protegido.

    Saludos.

    ResponderExcluir

Oi obrigado pelas suas mensagens. Seja bem-vindo. Sou grato a todos que deixaram seus comentários e mensagens. Novos amigos são bem vindos. Não existe distância para amigos de verdade. Desejo a todos, muita saúde nesse tempo difícil e complicado. Tudo isso terminará um dia.