sexta-feira, 1 de março de 2024

459 anos Rio de Janeiro RJ.

    O aniversário da cidade do Rio de Janeiro é comemorado hoje sexta-feira, 1° de março, 459 anos de muita história. Mas, apesar de comemorativa, a data não é um feriado municipal, enquanto o dia 20 de janeiro, dia do padroeiro São Sebastião, é. Isso causa confusão em muita gente, e a origem desse engano pode estar no passado, quando o aniversário trocou de dia.

Clube Naval.




Theatro Municipal do Rio de Janeiro. 







Theatro Municipal do Rio de Janeiro. 


Câmara Municipal do Rio de Janeiro. 




Amarelinho da Cinelândia. 


Monumento a Floriano Peixoto. 




    Até os anos de 1960, a data considerada aniversário da cidade era 20 de janeiro. Para além de ser o dia do padroeiro - do lugar que nasceu como o povoamento nomeado São Sebastião do Rio de Janeiro - a data era celebrada como o dia da vitória portuguesa sobre os invasores, o que garantiu a posse do território, em 1567.

Fundação Biblioteca Nacional. 



Centro Cultural da Justiça Federal. 












Chafariz do Monroe. 




    Tudo mudou num evento realizado num Maracanãzinho lotado, com 10 mil pessoas, e um bolo de três toneladas - com 200 quilos de glacê - em 1965. Com seus 16 metros de largura e 5 de altura, foi preciso que duzentos escoteiros fizessem a distribuição da guloseima.

Chafariz da Praça Mahatma Gandhi.



Chafariz do Mestre Valentim. 



Paço Imperial. 




Palácio Tiradentes. 





Praça XV de Novembro. 



Museu Naval. 





    Na ocasião, o então governador Carlos Lacerda foi o responsável por assoprar as velas do bolo, e aquele evento consolidou que o dia 1° de março de 1565 - data do desembarque dos portugueses na Urca, para expulsar as tropas francesas - passasse a ser considerado o dia do "nascimento" da cidade.

    Parabéns Rio de Janeiro pelos seus 459 anos. Única Capital do Brasil Colônia, se tornou Capital do Império de Portugal em 1808, Capital do Período da Regência e Capital do Brasil até 1960.

    Fonte: https://www.google.com/amp/s/oglobo.globo.com/google/amp/rio/noticia/2024/02/29/aniversario-do-rio-e-em-20-de-janeiro-ou-1o-de-marco-entenda-o-motivo-da-duvida.ghtml

12 comentários:

  1. Where the architecture is surrounded by trees and fountains, the environment looks fresh and welcoming.

    ResponderExcluir
  2. Luiz, my good friend very interesting information. I can see from your photos that Rio de Janeiro is a beautiful city. Great places, monuments, architecture. All the best to the people of Rio!

    ResponderExcluir
  3. Feliz aniversario Grande Cidade Maravilhosa!!

    ResponderExcluir
  4. Torço demais pelo Rio de Janeiro e nunca aceito, sem reservas, o bla-bla-blá que diz que a cidade está arruinada pela violência etc. Acho que tudo isso é uma fase resultante de certos fatores. Isso haverá de passar e o Rio de Janeiro haverá de desfrutar das glórias que bem merece. Parabéns Rio de Janeiro!

    Abraço, bom fim de semana e bom mês de março

    ResponderExcluir
  5. ¡Qué hermosa arquitectura se ve en Río de Janeiro! estimado amigo Luiz. Muy lindos edificios dignos de ser visitados por los turistas, por cierto. Un abrazo y mil gracias por visitar mis blogs.

    ResponderExcluir
  6. Muy bonito recorrido, Luiz. Muchas gracias por compartir

    Un abrazo

    ResponderExcluir
  7. Piękne miasto, życzę jego mieszkańcom i miastu wielu dobrych lat i szczęścia.:)

    ResponderExcluir
  8. Quizás como nos dices la confusión en la fecha de fundación de la ciudad se deba en su primera denominación, que coincide con el nombre y fecha de celebración del patrono de la ciudad.
    Por algunas de las fotos veo que coinciden edificios antiguos y modernos en alguna zona.

    Saludos.

    ResponderExcluir
  9. Los edificios son preciosos, me han encantado. Felicidades por la celebración.

    ResponderExcluir

Oi obrigado pelas suas mensagens. Seja bem-vindo. Sou grato a todos que deixaram seus comentários e mensagens. Novos amigos são bem vindos. Não existe distância para amigos de verdade. Desejo a todos, muita saúde nesse tempo difícil e complicado. Tudo isso terminará um dia.