quinta-feira, 7 de março de 2024

Forte de Copacabana Parte II Final. Rio de Janeiro RJ.

    Posteriormente, à época do Período Regencial Brasileiro, juntamente com as demais fortificações do país, foi desarmado em 1834.











    À Época do Segundo Reinado, no contexto da Questão Christie, encontra-se relacionado entre as defesas do setor Sul (Fortificação de Copacabana) no Mapa das Fortificações e Fortins do Município Neutro e Província do Rio de Janeiro de 1863, no Arquivo Nacional (CASADEI,1994/1995:70-71).











    No período republicano, quando a Revolta da Armada, a antiga posição voltou a ser artilhada em 1893, embora fosse patente a sua incapacidade para impedir a saída das belonaves da Armada pela barra da Baía de Guanabara.











    Alguns anos mais tarde, um contencioso diplomático com a República Argentina, em função de demarcação de fronteiras - a Questão de Palmas -, levou o Estado Maior do Exército encomendasse o projeto de uma nova fortificação para o local.











    O encarregado foi o Major Engenheiro Augusto Tasso Fragoso, que esboçou uma moderna fortificação, dotada de seis canhões de longo alcance. Tendo a questão chegado a bom termo por arbitramento à época (1895), o projeto da nova fortificação foi engavetado.











    As obras da Fortaleza na Ponta da Igrejinha de Copacabana foram iniciadas em 5 de janeiro de 1908 e a obra foi inaugurada como Forte de Copacabana em 28 de setembro de 1914. Hoje as visitas guiadas, têm lugar de terça-feira a domingo, das 10 às 16 horas, com acesso pela Praça Coronel Eugênio Franco. O interior do forte é cortado pela ciclovia Marechal Rondon.

    Fonte: www.wikipidia.org Forte de Copacabana

15 comentários:

  1. En este paseo que nos das por esa fortificación se ve claramente la evolución de las defensas de costas por la artillería.
    Como yo realice mi paso obligatorio por el ejercito en artillería me he fijado que a las unidades en Brasil se las denomina como en España "Baterías".

    Saludos.

    ResponderExcluir
  2. Precioso fuerte y su entorno, me encantó.Saludos

    ResponderExcluir
  3. Boa tarde, Luiz!

    O extraordinário de vir aqui é, não só, deliciarmo-nos com as suas maravilhosas reportagens fotográficas e em vídeo e ficarmos a conhecer um pouco de história.
    "Regresso" ao meu cantinho com mais conhecimento. Obrigada!

    Abraço
    Liliana
    Ideias Recicladas e... não só!

    ResponderExcluir
  4. Luiz, magnificas fotografías, amo Brasil
    Abrazos querido amigo, que tengas un bello dia

    ResponderExcluir
  5. Very nice photos, beautiful views and a very interesting place. It would be great to see this place, Fort....
    Luiz, my good friend, I salute you!

    ResponderExcluir
  6. Very interesting and enlightening post. I really love the photos. Have a nice evening, Luiz.

    ResponderExcluir
  7. Gostei de saber os dias e os tipos de visitas que podem ser feitos a este local. O detalhe de uma ciclovia que atravessa o forte também é interessante.

    Abraço e bom fim de semana

    ResponderExcluir
  8. beautiful museum with it's collection....

    the sea is very awesome too...

    have a great week Luiz, my friend

    ResponderExcluir
  9. Beautiful photos. Greetings Caroline

    ResponderExcluir
  10. Un recorrido muy bonito y variado.

    Gracias, Luiz. Un abrazo

    ResponderExcluir
  11. Today is March 8th International Women's Day! Congratulations to your readers! Happy Spring and Beauty Day! Happiness, joy, health!

    ResponderExcluir
  12. Copacabana is a very famous place, I didn’t know there was a fortress there, Louis. Thanks for the story.

    ResponderExcluir

Oi obrigado pelas suas mensagens. Seja bem-vindo. Sou grato a todos que deixaram seus comentários e mensagens. Novos amigos são bem vindos. Não existe distância para amigos de verdade. Desejo a todos, muita saúde nesse tempo difícil e complicado. Tudo isso terminará um dia.