segunda-feira, 4 de março de 2024

Praia de Ipanema. Rio de Janeiro RJ.

    De fato o Rio de Janeiro é uma "cidade abençoada por Deus e bonita por natureza", como bem sitou Jorge Bem Jor em sua célebre música.











    Prova que ajuda reforçar ainda mais essa afirmação é que Ipanema foi eleita a segunda melhor praia do mundo, segundo Lonely Planet, um dos mais importantes guia de viagens.











    A lista foi publicada no mês de fevereiro em formato de livro, dentro do Best Beaches ("Melhores praias: 100 das mais incríveis praias do mundo", numa tradução livre). Em primeiro lugar aparece a The Passa, na Austrália, destino queridinho dos amantes do surf.










    Na publicação, o Lonely Planet destaca o destino carioca pelas suas belas areias, a agitação, além dos melhores restaurantes do Rio de Janeiro estarem poucas quadras da praia.










    "Ipanema tem uma beleza indiscutível, principalmente no pôr do sol atrás do Morro dos Dois Irmãos" diz o guia.










    O bairro de Ipanema no Rio de Janeiro, foi antiga Vila de Ipanema, foi fundado em 1894 e completará 130 anos. O nome foi dado em homenagem a José Antônio Moreira, o Barão de Ipanema e faz reverência à região de Sorocaba (SP) onde passa o rio homônimo e onde primeiro barão ergueu uma metalúrgica. A palavra "Ipanema", que tem origem no idioma tupi-guarani, significa "lago fedorento", "rio imprestável" ou "água fedorenta" ou "água imprópria para nadar e pescar".
    Fontes: https://antigo.bn.gov.br/acontece/noticias/2015/04/rio-450-anos-bairros-rio-ipanema#:~:text=A%20palavra%20%22Ipanema%22%2C%20que,para%20nadar%20e%20para%20pescar%22
  https://www.google.com/amp/s/exame.com/casual/ipanema-no-rio-de-janeiro-e-eleita-2a-melhor-praia-do-mundo-veja-ranking/amp/

17 comentários:

  1. Um encanto. Bem mostrada a beleza do Rio e Ipanema! abraços, chica

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    2. Luis, vim avisar que acaba de entrar céu teu por lá! Obrigadão! abraços, lindo fds! chica
      Podes ver aqui:
      https://ceuepalavras.blogspot.com/2024/03/blog-post_22.html

      Excluir
  2. The long distance views along the beach look amazing. The water and sand, of course, but even the buildings.

    ResponderExcluir
  3. Rio Janeiro is a wonderful city! I like beaches and palm trees.

    ResponderExcluir
  4. Rio de Janeiro é uma cidade muito linda. E Ipanema é uma praia encantadora. Icônica pela beleza, pela magia, pela "Garota" e por outros muitos atributos!

    Abraço

    ResponderExcluir
  5. Acho que a publicação da Lonely Planet está errada, porque, embora o Australian the Pass seja o melhor para o surf, isso não significa que seja o mais importante, porque aqui não estamos a falar apenas de um desporto.

    Esta lista não leva em conta que Ipanema não é apenas um ponto turístico, mas também o berço dos melhores carnavais do mundo.

    E a sede da cultura carioca que não só deu identidade ao Brasil, mas permeou todo o planeta com sua alegria.

    Por isso acho que Ipanema deveria estar em primeiro lugar

    ResponderExcluir
  6. Essas águas pedem mesmo um mergulho demorado.

    ResponderExcluir
  7. Es el sueño de mucha gente, vacaciones en Ipanema. Hasta tiene su canción, muy conocida, La chica de Ipanema.

    Un abrazo y gracias por compartir

    ResponderExcluir
  8. Bom dia, ainda me lembro da primeira vez que visitei o Rio de Janeiro e a primeira coisa que fiz foi conhecer a maravilhosa praia de Ipanema. Sem dúvida, uma lembrança inesquecível. Um abraço!

    ResponderExcluir
  9. Praia linda. Eu a visitei em outubro passado e adorei.

    Boa semana!

    O JOVEM JORNALISTA está em HIATUS DE VERÃO do dia 03 de fevereiro à 06 de março, mas comentarei nos blogs amigos nesse período. O JJ, portanto, está cheio de posts legais e interessantes. Não deixe de conferir!

    Jovem Jornalista
    Instagram

    Até mais, Emerson Garcia

    ResponderExcluir
  10. No se como será como esa publicación que nos dices llega a esas conclusiones si por votación popular o algún equipo de expertos. Digo esto por que la televisión regional hace un concurso sobre la localidad de menos de 5000 habitantes mas bella y tanto este año que gano una localidad cercana o hace unos años que gano en la que vivo creo tuvieron competidoras mas pequeñas con mas nivel. Y bien ves por lo que lo digo que estoy todo el tiempo posible recorriendo la región y de las localidades de ambos años solo no conozco una que competía con el de donde resido.
    Por lo que nos dejas si se ve es una bonita playa y además es mundialmente conocida.

    Saludos.

    ResponderExcluir
  11. visitors can appreciate not only the natural surroundings of the park but also the cultural significance tied to its name...

    ResponderExcluir
  12. Wonderful photos and videos. Such a pretty place.

    ResponderExcluir

Oi obrigado pelas suas mensagens. Seja bem-vindo. Sou grato a todos que deixaram seus comentários e mensagens. Novos amigos são bem vindos. Não existe distância para amigos de verdade. Desejo a todos, muita saúde nesse tempo difícil e complicado. Tudo isso terminará um dia.