sábado, 8 de junho de 2024

Centro Histórico de Cachoeira do Campo. Ouro Preto MG.

    Cachoeira do Campo é distrito de Ouro Preto, Minas Gerais. Fica situado na rodovia dos Inconfidentes entre a sede de Ouro Preto e Belo Horizonte. Tendo 10% da população do município de Ouro Preto.

Igreja de Nossa Senhora de Nazaré. 











    O distrito surgiu entre os anos de 1674 a 1675, quando a bandeira de Fernão Dias Paes - o "caçador de esmeraldas" - na busca de riquezas nas montanhas de Minas, provavelmente descobriu a cascata de águas límpidas, próximo ao atual Centro Dom Bosco, que daria a origem ao histórico nome do povoado da "cachoeira", passando mais tarde a ser chamado de Cachoeira do Campo.











    No ano de 1680 o aventureiro Manuel de Mello teria se estabelecido, tornando-se o primeiro morador.










Cruzeiro de Pedra.


    O povoado teve em 1700 seu desenvolvimento inicial, quando uma crise de fome atingiu Vila Rica (Ouro Preto) fazendo que um grande número de pessoas, que moravam naquela região mineradora, procurassem o local para produzirem alimentos.








Capela de Nossa Senhora do Bom Despacho. 




    Na primeira metade do século XVIII, uma poderosa aristocracia se considerava no lugarejo, com influência e dinheiro o bastante para construir prédios suntuosos para a época. Aliás, mesmo hoje seriam considerados suntuosos.







Igreja de Nossa Senhora das Dores.


Igreja de Nossa Senhora das Merces. 


Colégio Dom Bosco. 



    A pompa e o luxo fizeram morada em Cachoeira do Campo. Não demorou para que o poder também a escolhesse como residência. O Imperador Dom Pedro esteve em Cachoeira do Campo, onde chegou em 2 de abril de 1881, por ocasião de uma viagem a Província de Minas.

    Fonte: www.wikipidia.org Cachoeira do Campo

14 comentários:

  1. Eu nunca diria que não é em Portugal. É tal e qual a arquitetura de algumas regiões.
    Abraço

    ResponderExcluir
  2. Interesting information and photos.
    Luiz, I wish you a good Sunday!

    ResponderExcluir
  3. The houses and churches look excellent, but because the architecture comes to the edge of each block, there is no space for trees out the front.

    ResponderExcluir
  4. devo ter visitado mas era muito pequena, preciso voltar. beijos, pedrita

    ResponderExcluir
  5. Gorgeous photography. I love those churches. Thank you for sharing.

    ResponderExcluir
  6. Distrito mineiro igual a muitas cidadezinhas das Minas Gerais. Eu admiro demais pessoas que chegam num ermo, onde só tem mato, e decidem: vou me estabelecer aqui! De acordo com o texto foi o que fez aí o aventureiro Manuel de Melo, em 1680.

    Abraço

    ResponderExcluir
  7. Thank you for sharing this interesting information and photographs.

    All the best Jan

    ResponderExcluir
  8. Unas fotografías preciosas, me encantan. Besos.

    ResponderExcluir
  9. Es interesante la cultura de cada lugar, y lo muestras muy bien con tus fotografías. Te dejo un abrazo

    ResponderExcluir
  10. Se nota la influencia del estilo manuelino en algunos edificios y esas edificaciones antiguas me recuerdan a las viviendas de otros lugares cercanos en que se asentaron mineros.

    Saludos.

    ResponderExcluir

Oi obrigado pelas suas mensagens. Seja bem-vindo. Sou grato a todos que deixaram seus comentários e mensagens. Novos amigos são bem vindos. Não existe distância para amigos de verdade. Desejo a todos, muita saúde nesse tempo difícil e complicado. Tudo isso terminará um dia.