A obra do artista chileno é considerada a terceira atração mais buscada pelos turistas do Rio de Janeiro (totalmente gratuita e preparem-se para a grande fila, para tirar fotos) atrás somente do Cristo Redentor e do Pão de Açúcar.
Em 1990, Jorge Selarón começou a renovar alguns degraus da escadaria, que se encontrava em péssimo estado de conservação e que passa em frente à sua casa.
No início, os vizinhos zombavam com as combinações bizarras de cores no momento em que ele mesclava os degraus com pedaços de azulejos em azul, verde, amarelo, ou seja, as cores da bandeira do Brasil.
Começou por um passatempo à sua principal paixão, a pintura, mas logo tornou uma obsessão. Selarón estava quase sempre sem dinheiro e então vendeu quadros para financiar a sua empreitada.
Na escadaria, há duzentos e quinze degraus medindo 125 metros de comprimento, os quais são cobertos por cerca de cinco mil azulejos recolhidos de cerca de 120 países. Em maio de 2005, a escadaria foi tombada pela prefeitura do Rio de Janeiro e Selarón recebeu o título de cidadão honorário do Rio de Janeiro. Jorge Selarón nasceu em na comuna de Limache, no Chile em 1947 e morreu em 10 de janeiro de 2013, na famosa escadaria na Lapa, no centro do Rio de Janeiro.
Fonte: www.wikipidia.org Escadaria Selarón
A very interesting place. I didn't know about this place in Rio.
ResponderExcluirLuiz, I salute you!
Collecting tiles from 120 different countries is impressive. And being the third most popular tourist site in Rio is even more impressive.
ResponderExcluirEscadaria incrível e eu fiquei surpresa com a determinação e amor pelo Brasil desse artista. Também não sabia que ela é uma atração tão buscada pelos turistas.
ResponderExcluir(olha, acho que o dedo escorregou no teclado no momento de escrever o ano do tombamento da escadaria)
Icónica escalera, motivo de crónicas y reportajes por lo que se la conoce en todo el mundo esta obra de Selarón. Un abrazo
ResponderExcluirCarlos
Sounds like a place you don't want to miss. The tiles are a very special collection.
ResponderExcluirQuerido amigo, preciosa entrada, una escalera que debe ser orgullo de Brasil, hermoso!!!
ResponderExcluirTodas las obras magnificas.
Abrazos y besitos, que tengas un feliz día
Me gustaron las pinturas. Te mando un beso.
ResponderExcluirA as escadas, normalmente feias, cinzentas, ganham vida.
ResponderExcluirBfds
The staircase is adorned with colorful tiles from around the world, making it a unique and popular attraction that reflects both local and international influences. ..
ResponderExcluirUna preciosidad de escalera. Saludos
ResponderExcluirPiękne miejsce :)
ResponderExcluirOjalá pudiera visitarlo ¡Me encanta!.
ResponderExcluirUn abrazo.
What an interesting staircase!
ResponderExcluirMaravilloso trabajo de artista... Tengo que visitar...
ResponderExcluirAbrazo até vocé, amigo Luiz.
Great photos :-D
ResponderExcluirComo nos dices lo de hacer fotos que se vean detalles mas o menos a la perfección de la escalera es algo imposible, no creo tanto de los laterales.
ResponderExcluirSaludos.
Todo precioso, los azulejos me han encantado. Besos.
ResponderExcluirE que linda homenagem a nós brasileiros ❤
ResponderExcluirGratidão!
Confesso que não conhecia e me apaixonei por essas fotos, a história da escadaria, Jorge Selarón e a narrativa arquitetônica, artística e cultural.
Parabéns pelo post !