Deixa o mato crescer em paz...
Deixa a onça viva na floresta...
Deixa o índio vivo."
"Borzeguim," Tom Jobim.
As mudanças climáticas são as alterações nas temperaturas e nas condições de vida do planeta devido ao aumento - principalmente após a Revolução Industrial - da queima de combustíveis fósseis e do consequente descontrole do efeito estufa.
Essas mudanças tem feito com que as temperaturas da atmosfera, das superfícies dos continentes e dos oceanos se elevem de forma extremamente rápida, fazendo com vários dos ambientes e diversas formas de vida estejam em risco.
Outras questões envolvem, também, o desmatamento de florestas, aterros para o lixo, edificações e mau uso da terra, resultando na deterioração do meio ambiente.
Adicionalmente, processos como a intensa erosão do solo, as inundações, o assoreamento de reservatórios e cursos d'água são consequências dessas práticas desordenadas.
Para refletir sobre essas questões urgentes, apresentamos a exposição "O Bicho tá pegando", uma mostra de arte popular brasileira que além de divulgar e dar visibilidade ao trabalho de diversos artistas, propõe ainda imersão instigante nas questões ambientais e culturais do Brasil.
JORGE MENDES
CURADOR
Museu Janete Costa de Arte Popular
Luiz, my good friend beautiful words of Mr. Tom Jobim and you beautiful published photos.
ResponderExcluirIn Poland today, another African heat (I had 27 degrees Celsius in the shade at 11 o'clock in the morning) and unmercifully stuffy. In other parts of Poland (my region was safe) there were powerful storms yesterday.
Luiz, I wish you a good Sunday!
Belíssimos
ResponderExcluirBom final de semana.
Beijos carinhosos.
Uma iniciativa muito válida e necessária, a dessa exposição. A questão climática chegou a um ponto muito crítico e isso tem que ser resolvido com urgência.
ResponderExcluirAbraço
Lindo museo. Te mando un beso.
ResponderExcluirThe jaguar and baby are beautifully crafted.
ResponderExcluirUna bonita colección de talla de animales, que me parecen de madera, que como esto no cambie muchas de esas especies solo se podrán ver así.
ResponderExcluirSaludos.
Otro interesante museo, hay esculturas muy bonitas. Saludos
ResponderExcluirAdorei ver esas impágenes, sobretodo el jaguareté levando a su cachorro por el cuello... Magnífica muestra, amigo Luiz.
ResponderExcluirTodo me encanta. Besos.
ResponderExcluir