Já o segundo contém quatro coleções: a coleção de objetos que pertenceram à família de Ruy Barbosa; a coleção de objetos adquiridos pelo museu para a reconstituição dos ambientes; a coleção dos objetos relacionados a Ruy Barbosa e finalmente a coleção de objetos diversos, sem relação com Ruy Barbosa mas com interesse para o Museu.
Em sua maioria, as coleções que integram o acervo museológico são compostas por objetos de decoração de interiores, como peças de mobiliário, e por objeto pessoal, como peça de indumentária, de adorno e de higiene e toalete.
O museu possui objetos de iluminação, esculturas, pinturas, numismática e medalhística e um piano alemão de meia-cauda da marca C. Bechstein do século XIX, localizado na sala de música, utilizado pela família Ruy Barbosa em saraus, onde se apresentaram músicos como Antonieta Rudge, Bebê de Lima Castro, Magdalena Tagliaferro, Guiomar Novais, Cláudia Muzzi e Gigli.
São destaques do acervo quatro viaturas de uso de Ruy Barbosa e família: três carruagens de tração animal e um automóvel localizado na antiga Cavalariça: uma viatura modelo Vitória (carruagem) de origem inglesa, uma viatura modelo Cupê (carruagem) de origem francesa, uma viatura modelo Landau (carruagem) de origem alemã, um automóvel modelo Landaulet (automóvel) fabricado na Alemanha em 1913 pela fábrica Benz.
Em uma de suas crônicas, o escritor Carlos Drummond de Andrade, chamou o automóvel de "um monstro de rodas, uma catedral negra".
A Casa de Rui Barbosa é reconhecida pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional como sítio arqueológico histórico, constando no Cadastro Nacional de Sítios Arqueológicos sob o número CSNA RJ 00947.
O Museu Casa de Rui Barbosa detém a guarda de acervo arqueológico coletado em prospecções arqueológicas realizadas no jardim histórico do museu durante a realização de obras de reforma da drenagem pluvial e das galerias de esgotamento sanitário.
Em 2016, foram incorporadas peças arqueológicas variadas, como moedas, tinteiros, cachimbos e cerâmicas coletadas, durante as obras de restauração do jardim histórico.
Durante as obras também foram encontrados pavimentações de paralelepípedos, até então nunca identificados, escondidos sobre os pisos de cimento de um dos trechos do jardim.
Beautiful photos and interesting information.
ResponderExcluirLuiz, I wish you a good Wednesday!
It's like traveling back in time.
ResponderExcluirEsse museu é muito interessante. Outra coisa curiosa é que as duas pianistas, Magdalena Tagliaferro e Guiomar Novaes alcançaram os nossos dias. Sei disso porque na época e, que a minha filha se iniciou nos estudos de piano ambas ainda eram ícones, apesar de ambas terem morrido poucos anos antes.
ResponderExcluirAbraço
Olá Luiz
ResponderExcluirUma reportagem completa esta sua publicação.
Um abraço deste lado do Atlântico.
So many books!!!
ResponderExcluirGenial museo. te mando un beso.
ResponderExcluirHoje o meu destaque vai para o mobiliário.
ResponderExcluirUn lugar donde podemos ver lo que han cambiado en poco mas o menos un siglo muchas cosas.
ResponderExcluirSaludos.
Nice photos :-D
ResponderExcluirWhat a great museum! There are so many incredible items.
ResponderExcluirLuiz, querido amigo, espectacular museo, las fotografías geniales.
ResponderExcluirAbrazos y besitos
Me ha encantado verlo, es muy bonito e interesante. Besos.
ResponderExcluirTão nobre e artístico preservar a cultura homenageando ícones da história!
ResponderExcluirAs peças são belíssimas e muito bem preservadas.
Lindas as fotos 😍