sábado, 1 de junho de 2024

Feira de Artesanato. Belo Horizonte MG.

    Localizada por um grupo de artistas mineiros e críticos de arte, esta feira surgiu na Praça da Liberdade em 1969. Artistas plásticos e artesãos de diversas especialidades ali se reuniam, expunham e vendiam seus trabalhos. Em 1973, foi reconhecida e oficializada pela Prefeitura de Belo Horizonte.











    Em 1991, a Feira Hippie - nome carinhosamente dado pela população e pelos visitantes àquela feira de artes e artesanatos que acontecia na Praça da Liberdade - e outras feiras de artesanato espalhadas pela cidade foram reunidas e transferidas para a Avenida Afonso Pena, no Centro de Belo Horizonte, dando origem a uma das maiores feiras de artes e artesanato a céu aberto da América Latina.











    A nova feira, criada oficialmente com o nome de Feira de Artes, Artesanato e Produtores de Variedades da Avenida Afonso Pena, herdou da antiga feira da Praça da Liberdade, o carinhoso nome de Feira Hippie.











    A feira ocorre aos domingos de 8h às 14h, entre a Praça Sete e a Rua Guajajaras. É dividida em 15 setores conforme os produtos comercializados, incluindo áreas específicas de alimentação.











    De acordo com a legislação que rege a Feira, os cerca de 1600 artesãos, artistas e produtores de variedades cadastrados como feirantes devem comercializar artigos de produção própria.











    A feira é reconhecida como referência turística da capital, sendo também espaço de manifestações artísticas e culturais. Atualmente, ocupa uma área de aproximadamente 45 mil m2 e recebe em média 60 mil visitantes a cada domingo, tendo um público estimado de 10 mil visitantes em horário de pico.

Fonte: https://portalbelohorizonte.com.br/o-que-fazer/compras-e-moda/feiras/feira-hippie-feira-de-artes-artesanato-e-produtores-de-variedades-de-belo-horizonte#:~:text=Idealizada%20por%20um%20grupo%20de,pela%20Prefeitura%20de%20Belo%20Horizonte.

11 comentários:

  1. ah, nunca fui, estive em belo horizonte algumas vezes a passeio, mas não vi essa feira. beijos, pedrita

    ResponderExcluir
  2. Me encantan este tipo de ferias y disfruto mucho viéndolas y si estoy presente siempre compro algo.Saludos

    ResponderExcluir
  3. Luiz, very nice pictures.
    I would shop big at this market! Those sweets in one of the photos look very tasty!!!
    Luiz, my good friend, I wish you a nice Saturday and a good Sunday!

    ResponderExcluir
  4. The pictures are great. I think it's great and would love to be there.

    ResponderExcluir
  5. Una fiera colorata e ricca di oggetti interessanti, le borse etniche sono meravigliose. Buona domenica Luiz.
    sinforosa

    ResponderExcluir
  6. É muito legal essa feira. Acho que o Brasil embarcou na criação de feiras hippies na época áurea do movimento hippie. A Feira da torre de TV de Brasília, inaugurada em 1964, foi inicialmente chamada de feira Hippie.

    Abraço

    ResponderExcluir
  7. Geniales artesanías. Te mando un beso,

    ResponderExcluir
  8. I am always looking to buy new handbags.. mine are old and shapeless.
    Many of the handbags for sale here are really attractive.

    ResponderExcluir
  9. Parece una feria interesante, me gusta. Besos.

    ResponderExcluir
  10. Una gran variedad de artículos donde elegir para lo cual hay que tener buen ojo.

    Saludos.

    ResponderExcluir

Oi obrigado pelas suas mensagens. Seja bem-vindo. Sou grato a todos que deixaram seus comentários e mensagens. Novos amigos são bem vindos. Não existe distância para amigos de verdade. Desejo a todos, muita saúde nesse tempo difícil e complicado. Tudo isso terminará um dia.