É considerada obra-prima do conjunto. No projeto da capela Oscar Niemeyer faz novos experimentos de concreto armado, abandonando a laje sob pilotis e criando uma abóbada parabólica em concreto, até então só utilizada em hangares.
A abóbada na capela da Pampulha seria ao mesmo estrutura e fechamento, eliminando a necessidade de alvenaria. Inicia aquilo que seria a diretriz de toda a sua obra: uma arquitetura onde será preponderante a plasticidade da estrutura de concreto armado, em formas ousadas, inusitadas e marcante.
As linhas curvas da igreja seduziram artistas, arquitetos, mas escandalizaram o acanhado ambiente cultural da cidade, de tal forma que as autoridades eclesiásticas não permitiram por muitos anos, consagração da capela devido a sua forma inusitada e ao painel de Portinari onde se vê um cachorro representando um lobo junto à São Francisco de Assis, a igreja permaneceu durante catorze anos proibida ao culto. Aos olhos do arcebispo Dom Antônio dos Santos Cabral a igrejinha era apenas um galpão.
Seu interior abriga a Via Crucis, constituída por catorze painéis de Cândido Portinari, considerada uma de suas obras mais significativas e os painéis externos também, o painel figurativo e o de Paulo Werneck - painel abstrato. Os jardins são assinados por Burle Marx. Alfredo Ceschiatti esculpiu os baixos-relevos em bronze no batistério.
A igrejinha da Pampulha é um dos mais conhecidos "cartões postais" de Belo Horizonte e tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), pelo Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais e pela Gerência do Patrimônio Municipal.
Fonte: www.wikipedia.org Igreja de São Francisco de Assis (Belo Horizonte)
Una obra que transmite el espíritu con el que vivió y propagó el religioso en cuestión...
ResponderExcluirAbrazo até vocé, amigo Luiz.
Belle foto e buon inizio settimana
ResponderExcluirVery interesting church, I like its architecture. I'm curious about its interior.
ResponderExcluirLuiz, I salute you!
é muito linda. beijos, pedrita
ResponderExcluirSan Francisco aparece en los lugares más inesperados.
ResponderExcluirGracias por las fotos, Luiz.
Saludos,
J.
Si que impacta ver una iglesia un tanto divergente en estilo con lo que vienen siendo el estilo de las iglesias tradicionales.
ResponderExcluirEl mural mosaico del frontal largo realizado en azulejos me parece refleja la vida de los primeros monjes franciscanos.
Saludos.
Oi Luiz, já estou aqui a seguir-te!
ResponderExcluirAgradeço pela sua visita em meu cantinho.
As fotoss como sempre, lindas demais!
Forte abraço e bom início de semana.
Igrejinha linda, com projeto de vanguarda. As proibições da igreja é não têm nada a ver, rsrs.
ResponderExcluirAbraço
I can understand that Niemeyer's building made the Church authorities anxious, but why did they commission him in the first place? Niemeyer always designed modern and fascinating architecture.
ResponderExcluirCongratulations on the beginning of summer! Happy June!
ResponderExcluirA azulejaria é extraordinária.
ResponderExcluirBoa semana
Es muy bonita. Besos.
ResponderExcluirUm santuário muito diferente, muito original.
ResponderExcluirOscar Niemeyer um grande arquitecto.
Tudo de bom.
Uma boa semana.
Um beijo.
Belíssimos trabalhos. Geniais!
ResponderExcluirBoa semana!
O JOVEM JORNALISTA está no ar cheio de posts novos e novidades! Não deixe de conferir!
Jovem Jornalista
Instagram
Até mais, Emerson Garcia