quinta-feira, 27 de junho de 2024

YVY MARÃEY A terra sem males. Niterói RJ.

    O ideal "YVY MARÃEY" a "terra sem males" onde Nhanderú é sua comunidade celeste habitam, é presença constante na cultura dos Guarani, que buscam um lugar anunciado por seus ancestrais, onde as pessoas vivam livres da dor e sofrimento, imortais e em felicidade eterna.










    Ao longo dos séculos, os Guarani percorreram várias distâncias em busca da "terra sem males" essa prática migratória desse povo originalmente nômade ocorre, segundo vasto registro histórico, há mais de 2 mil anos.










    Há mais de 10 anos, a Aldeia Mata Verde Bonita (Tekoa Ka'Aguy Hovy Porã), do povo Guarani Mbya, está instalada na cidade de Maricá - RJ, em uma área de 93 hectares, cedida pela prefeitura, porém ainda não demarcada.










    São aproximadamente 200 moradores, que vivem sob a liderança de uma mulher, Cacica Jurema filha de D. Lídia Nunes, matriarca, pajé e fundadora da aldeia.










    Na perspectiva de buscar visibilidade e fortalecimento dos povos indígenas, o Instituto Terra Verde realiza o projeto de exposição fotográfica YVY MARÃEY - A TERRA SEM MALES.











    Que conta com a participação da Secretária de Estado de Cultura e Economia Criativa e do Governo do Estado do Rio de Janeiro, do Ministério da Cultura e do Governo Federal, através da Lei Paulo Gustavo, e do apoio da Secretária Municipal das Culturas, da Fundação de Artes e da Prefeitura de Niterói.

    Fonte: MAC Niterói

10 comentários:

  1. It really would be ideal, wonderful, if there was a land without pain and suffering!
    Luiz, my good friend, I salute you!

    ResponderExcluir
  2. A esperança de conhecer uma "Terra sem males" parece ser o ponto comum das várias religiões. Sou a favor de dar visibilidade e de fortalecer os povos indígenas.

    Abraço

    ResponderExcluir
  3. Meu amigo Luiz,
    A cultura indígena tão rica precisa ser preservada através de leis que os protejam e demarquem as suas terras! No governo anterior o povo indígena sofreu com as suas terras sendo invadidas, estavam praticamente entregues a própria sorte, sem comida e com várias doenças trazidas pelo homem branco. Excelente a sua postagem, vamos proteger os povos originários!
    Um abraço!

    ResponderExcluir
  4. A cultura dos verdadeiros nativos.
    Bfds

    ResponderExcluir
  5. Belle foto.Buon fine settimana Luiz.

    ResponderExcluir
  6. Wow. This is so fascinating! What a wonderful goal and exhibit!

    ResponderExcluir
  7. Que precioso lo que nos cuentas. Gracias sobre la información de la planta, algo sabía, estuve leyendo sobre ella. Besos.

    ResponderExcluir
  8. Por lo que nos dices entiendo que es una cultura matriarcal, algo que había en culturas ancestrales como la Guaraní.
    La población de la Republica de Paraguay los guaranís son una población importante siendo su lengua oficial junto el español.

    Saludos.

    ResponderExcluir

Oi obrigado pelas suas mensagens. Seja bem-vindo. Sou grato a todos que deixaram seus comentários e mensagens. Novos amigos são bem vindos. Não existe distância para amigos de verdade. Desejo a todos, muita saúde nesse tempo difícil e complicado. Tudo isso terminará um dia.