quinta-feira, 18 de julho de 2024

Funk: Um grito de ousadia e liberdade. Rio de Janeiro RJ.

    Museu de Arte do Rio (MAR) inaugurou a Exposição "Funk: 'Um grito de liberdade e ousadia,. Exposição articula a história do Funk, para além da sonoridade, evidenciando a matriz cultural urbana e periférica.











    O Museu de Arte do Rio (MAR) na Praça Mauá, no centro da cidade do Rio de Janeiro, tem a principal mostra do ano do MAR repassa os contextos do Funk carioca através da história.











    A temática da exposição apresenta e articula a história do Funk, para além da sua sonoridade, também evidenciando a matriz cultural urbana, periférica, a sua dimensão coreográfica, as suas comunidades, os seus desdobramentos estéticos, políticos e econômicos ao imaginário que entorno dele foi construído.











    A Exposição conta com duas salas. A primeira sala é sobre o soul, movimentos de músicas importadas dos anos 70 ao 80, que ganhou repercussão no Brasil e, é claro, influenciou o consumo também de roupas, sapatos, cabelos e a estética que vira consumo.











    Já a segunda sala é toda dedicada ao baile da favela, que hoje constitui, talvez, uma das maiores forças de produção artística carioca e nacional.











    A abordagem se estende, ainda à presença do Funk nas mais variadas dimensões e práticas culturais, com especial atenção ao campo das artes visuais contemporâneas, para quais o Funk foi uma referência de visualidade, de resistência política, de alteridade e forma.

    Fonte: https://www.brasildefato.com.br/2023/10/02/museu-de-arte-do-rio-inaugura-exposicao-funk-um-grito-de-ousadia-e-liberdade

11 comentários:

  1. Hay unas pinturas que me han gustado mucho. Saludos

    ResponderExcluir
  2. An interesting exhibition, your photographs show it well.

    All the best Jan

    ResponderExcluir
  3. It's great that this exhibition shows the history of funk: A temática da exposição apresenta e articula a história do Funk, para além da sua sonoridade, também evidenciando a matriz cultural urbana, periférica, a sua dimensão coreográfica, as suas comunidades, os seus desdobramentos estéticos, políticos e econômicos ao imaginário que entorno dele foi construído.

    There's so much to learn about funk....and so much I didn't know. Thanks for sharing! Amazing modern art!
    <3

    ResponderExcluir
  4. Vou confessar: não sou lá muito fã do funk! rsrs. Mas é um ritmo que eu também não conheço muito. Os negros já provaram ter um extraordinário dom para a música. Foram eles que criaram o Jazz, o R&B, o Soul, o Blues, o Country, a Disco Music e... tcham, tcham, tcham, o Rock & Roll! Mas eles também criaram o funk e o RAP, dois gêneros que não me tocam muito. Respeito demais quem goste, mas não vejo ouvindo tais músicas.

    Abraço

    ResponderExcluir
  5. This looks like such an incredible exhibit! So glad you were able to visit and share the highlights with us all <3
    the creation of beauty is art.

    ResponderExcluir
  6. I can see that the room is about soul, a movement of imported music from the 70s and 80s. Where was it imported from? And who had the most influence on your clothes, hair etc?

    ResponderExcluir
  7. Una exposición en la que se puede ver que detrás de un estilo musical nos podemos encontrar muchas mas cosas.

    Saludos.

    ResponderExcluir
  8. El funk es como una síntesis que Brasil enmarca. Todo ritmo y colorido viene de allá...
    Abrazo até vocé, amigo Luiz.

    ResponderExcluir

Oi obrigado pelas suas mensagens. Seja bem-vindo. Sou grato a todos que deixaram seus comentários e mensagens. Novos amigos são bem vindos. Não existe distância para amigos de verdade. Desejo a todos, muita saúde nesse tempo difícil e complicado. Tudo isso terminará um dia.