Os Manuscritos do Mar Morto na gênese da linguagem visual de Walter Goldfarb, celebra os trinta anos de carreira do artista plástico carioca, reunindo obras de três séries realizadas entre 1994 e 1998, exibidas pela primeira vez em conjunto: "Pergaminhos", "Iluminares" e "Teatros Bíblicos".
A retrospectiva marca os 10 anos do Espaço Cultural dos Correios, e os 110 anos da fundação do Palácio dos Correios em estilo eclético, tombado com patrocínio histórico.
São pinturas (muitas em escalas monumental), desenhos, aquarelas, esculturas e pergaminhos, agrupados a partir de suas relações plásticas e históricas, que pertencem ao acervo do Instituto Walter Goldfarb, atualmente em construção.
Entre as técnicas empregadas, destacam-se processos alternativos como impressão a fogo, bordado em cânhamo e o uso de piche e couro de vaca sobre aninhagem e lona.
Nestes trabalhos, o artista discute a relação da escrita com a geometria e a figuração.
Fonte: Palácio dos Correios Niterói
Hi Luiz!
ResponderExcluirVery interesting post. Your post interested me even more, because I read about the scrolls above the Dead Sea. Unfortunately, I have never been there.
Luiz, I salute you and I wish you a good Sunday!
As obras realmente "remetem" aos antigos pergaminhos descobertos, décadas atrás, lá pelas bandas do Oriente Médio.
ResponderExcluirAbraço
Maravilhosa retrospectiva, amigo Luiz. Impactante.
ResponderExcluirAbrazo até lá.
Querido amigo, preciosas fotografías, un placer visitarte.
ResponderExcluirAbrazos y te dejo un besito, que tengas un precioso fin de semana
Me gustaron mucho sus obras. Te mando un beso.
ResponderExcluirUna bella y curiosa exposición de este arte.
ResponderExcluirMuchos besos.
My best wishes go to you, Luiz!
ResponderExcluirBom dia:- Fotos muito interessantes, históricas, bonitas. Grato pela gentil partilha.
ResponderExcluir.
Saudações amigas. Domingo feliz.
.
Poema: “ Lágrimas de Amor “
.
É uma descoberta fundamental na história moderna e, claro, gera preocupação entre os artistas. Obrigado por nos informar sobre esta exposição.
ResponderExcluirGood history here Luiz :-D
ResponderExcluirUnas obras interesantes de este artista que ha sabido conseguir un aspecto similar a un pergamino al soporte de sus obras.
ResponderExcluirPor lo que leí sobre esos pergaminos y las cuevas donde fueron encontrados pertenecían a una secta del judaísmo a la que pertenecía Juan el Bautista por aquello "una voz que clama en el desierto".
Saludos.