quinta-feira, 3 de outubro de 2024

Pretagonismo Parte III FInal. Rio de Janeiro RJ.

   Apropriamo-nos do neologismo pretagonismo, adotado por Rodrigo França e Jonathan Raymundo, com o intuito de ressignificar o domínio que as pessoas negras possam ter sobre as suas próprias narrativas.












   Queremos pensar nessas narrativas dos artistas negros, e ainda de outras personalidades, que realizaram feitos de rebeldia ou heroísmo como Manuel da Cunha, Estevão Silva e o Marinheiro Simão.











   Nesse movimento discutimos os pretagonismos possíveis numa sociedade que relegava, e que ainda relega, ao povo negro o papel de objeto e não de sujeito no campo das artes, desde o período colonial.












   Apenas recentemente alguns artistas negros vêm conseguindo romper barreiras e conquistar espaços consagrados, tanto nacionais, quanto internacionais.










   Esperamos que esta exposição possa trazer um renovado olhar sobre o acervo do MNBA provocando novas reflexões e contribuindo para fruições mais potentes.

Amauri Dias
Ana Teles da Silva 
Cláudia Rocha 
Reginaldo Tobias de Oliveira 
Curadores

Fonte: Espaço Cultural BNDS

Um comentário:

Oi obrigado pelas suas mensagens. Seja bem-vindo. Sou grato a todos que deixaram seus comentários e mensagens. Novos amigos são bem vindos. Não existe distância para amigos de verdade. Desejo a todos, muita saúde nesse tempo difícil e complicado. Tudo isso terminará um dia.