sábado, 26 de outubro de 2024

J. Borges Parte V Final. Rio de Janeiro RJ.

   José Francisco Borges nasceu em 4 de agosto de 1935, no município de Bezerros, Pernambuco, onde deu início a sua vida artística e onde residiu até a sua morte, escrevendo, ilustrando e publicando folhetos.











   Aos 8 anos, José Francisco Borges já trabalhava na terra com seu pai. Aos dez, já fabricava e vendia colher de pau na feira.











   Foi oleiro, confeccionou brinquedos artesanais e vendeu livros de cordel. Ele foi um dos Patrimônios Vivos de Pernambuco.











   Morou cerca de 15 anos nos municípios de Escada e Ribeirão, na Zona da Mata de Pernambuco. Aos 21 anos, resolveu que ia escrever cordel. Quando fez "O encontro dos dois vaqueiros no Sertão de Petrolina", que foi xilogravada por Mestre Dila, que vendeu mais de cinco mil exemplares em dois meses.











   Descoberto por colecionadores e marchands, viu seu trabalho ser levado aos meios acadêmicos do país. J. Borges recebeu o prêmio da UNESCO na categoria Ação Educativa/Cultural. Em 2002, foi um dos treze artistas escolhidos para ilustrar o calendário anual das Nações Unidas. Morreu em sua cidade natal, Bezerros, Pernambuco, em 26 de julho de 2024.

  Angela Mascelani e Lucas Van de Beuque 
  Curadores

  Fontes: Museu do Pontal 
  www.wikipidia.org J. Borges.

3 comentários:

  1. Cuanto arte nos muestras, me encanta.
    Muchos besos.

    ResponderExcluir
  2. Beautiful artwork...like the pattern that focused in main color...

    ResponderExcluir
  3. muito lidno. eu gosto muito das coloridas. beijos, pedrita

    ResponderExcluir

Oi obrigado pelas suas mensagens. Seja bem-vindo. Sou grato a todos que deixaram seus comentários e mensagens. Novos amigos são bem vindos. Não existe distância para amigos de verdade. Desejo a todos, muita saúde nesse tempo difícil e complicado. Tudo isso terminará um dia.