quinta-feira, 28 de novembro de 2024

Brígida Baltar. Rio de Janeiro RJ.

    Brígida Baltar foi uma artista brasileira (1959-2022), conhecida por sua obra escultórica transitória, que utilizava elementos da natureza em suas criações.










   Ela frequentou a Escola de Artes Visuais do Parque Lage no final da década de 1980 e participou do Grupo Visorama no Rio de Janeiro.










   Sua obra inclui a série "Estrutura", que usa tijolos como base, e "Abrigo", em que projeta a forma de seu corpo escavada na parede de seu ateliê.










   Baltar também registrava suas ações em fotografias e filmes curtos, como o projeto "Umidades", que coletou elementos naturais e transitórios como neblina e orvalho em excursões à Serra das Araras ou à Serra dos Órgãos no estado do Rio de Janeiro.










   Em 2002, ela apresentou o trabalho "Casa de Abelhas" na 25a Bienal de São Paulo, e em 2002, expôs "Coleta da Neblina" no Museum of Contemporary Art de Cleveland, nos Estados Unidos.










   Em 2019, o Espaço Cultural do BNDES realizou a maior mostra de filmes da artista, com 28 vídeos feitos por ela a partir dos anos 1990, alguns inéditos. Baltar lutava contra a leucemia desde 2012 e faleceu em 8 de outubro de 2022, aos 62 anos.

   Fonte: www.wikipidia.org Brígida Baltar

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Oi obrigado pelas suas mensagens. Seja bem-vindo. Sou grato a todos que deixaram seus comentários e mensagens. Novos amigos são bem vindos. Não existe distância para amigos de verdade. Desejo a todos, muita saúde nesse tempo difícil e complicado. Tudo isso terminará um dia.