quinta-feira, 28 de novembro de 2024

Brígida Baltar. Rio de Janeiro RJ.

    Brígida Baltar foi uma artista brasileira (1959-2022), conhecida por sua obra escultórica transitória, que utilizava elementos da natureza em suas criações.










   Ela frequentou a Escola de Artes Visuais do Parque Lage no final da década de 1980 e participou do Grupo Visorama no Rio de Janeiro.










   Sua obra inclui a série "Estrutura", que usa tijolos como base, e "Abrigo", em que projeta a forma de seu corpo escavada na parede de seu ateliê.










   Baltar também registrava suas ações em fotografias e filmes curtos, como o projeto "Umidades", que coletou elementos naturais e transitórios como neblina e orvalho em excursões à Serra das Araras ou à Serra dos Órgãos no estado do Rio de Janeiro.










   Em 2002, ela apresentou o trabalho "Casa de Abelhas" na 25a Bienal de São Paulo, e em 2002, expôs "Coleta da Neblina" no Museum of Contemporary Art de Cleveland, nos Estados Unidos.










   Em 2019, o Espaço Cultural do BNDES realizou a maior mostra de filmes da artista, com 28 vídeos feitos por ela a partir dos anos 1990, alguns inéditos. Baltar lutava contra a leucemia desde 2012 e faleceu em 8 de outubro de 2022, aos 62 anos.

   Fonte: www.wikipidia.org Brígida Baltar

11 comentários:

  1. Sin duda una buena escultora. Una pena falleciera tan joven. Saludos

    ResponderExcluir
  2. El tamaño de mi ignorancia, diría Borges, no conocía a esta artista con todas las letras. Muito obrigado por revelar, amigo Luiz...
    Abrazo até lá.

    ResponderExcluir
  3. Interesting exhibition. It's sad that this artist has died :( Cancers are terrible diseases!

    ResponderExcluir
  4. A proposta e as obras dessa artista são muito curiosas. A obra em que aparece o corpo dela (Estrutura) me lembrou um pouco a obra da Marina Abramovic.

    Abraço

    ResponderExcluir
  5. Muito à frente para um conservador como eu.
    Bfds

    ResponderExcluir
  6. Thank you, Luiz! I am sorry but I don't like the works.

    ResponderExcluir
  7. Enorme talento a merecer aplausos e elogios. Feliz fim de semana

    ResponderExcluir
  8. 62 is way too young for a creative worker to die :( If the harp is for sale, let me know.

    ResponderExcluir
  9. Por la muestra de su obra que nos dejas veo que fue tan luchadora contra la enfermedad como gran artista.

    Saludos.

    ResponderExcluir

Oi obrigado pelas suas mensagens. Seja bem-vindo. Sou grato a todos que deixaram seus comentários e mensagens. Novos amigos são bem vindos. Não existe distância para amigos de verdade. Desejo a todos, muita saúde nesse tempo difícil e complicado. Tudo isso terminará um dia.