Em 1997, celebrando um ano de sua abertura, o MAC Niterói inaugurou a exposição "Entre Esculturas e Objetos", com curadoria de Luiz Camilo Osório.
Com obras do acervo do museu - um acervo então recém criado, fruto do comodato com a Coleção João Sataminni (CJS) e das primeiras obras que foram doadas para a Coleção MAC Niterói (MAC) -, a exposição problematizou as questões relativas à escolha do suporte da obra na arte contemporânea brasileira, revelando as múltiplas possibilidades poéticas assumidas pelos "artistas escultores".
Durante seus 28 anos de existência, completados em setembro de 2024, o MAC Niterói passou por profundas mudanças.
Entre as mais de 60 peças aqui exibidas, criadas por 47 diferentes artistas, este segundo capítulo traz ao público a problemática abordada por Osório quando do início do processo, mas acrescenta também o panorama de como se constrói o acervo de um museu ao longo dos anos.
A escolha curatorial se deu pelo ano de inclusão das obras do acervo no museu, independente do ano em que foi criada.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Oi obrigado pelas suas mensagens. Seja bem-vindo. Sou grato a todos que deixaram seus comentários e mensagens. Novos amigos são bem vindos. Não existe distância para amigos de verdade. Desejo a todos, muita saúde nesse tempo difícil e complicado. Tudo isso terminará um dia.