sexta-feira, 15 de novembro de 2024

MUHCAB Parte II Final.Rio de Janeiro RJ.

    O Museu da História e da Cultura Afro-Brasileira, também conhecido como MUHCAB é um museu no Rio de Janeiro. Foi criado em 12 de maio de 2017 pelo Decreto Municipal N° 43.128/2017, sendo sua sede na antiga Escola José Bonifácio.










   O Museu foi criado com o objetivo de falar sobre a cultura africana no Brasil.











   A instituição fica localizada na Pequena África, na Rua Pedro Hernesto, N° 80 e tem como marco inicial o Cais do Valongo e o Morro da Providência, conta a história e cultura negra da cidade do Rio de Janeiro.











   O Museu nasceu da vontade e do desejo de se construir um museu que fosse dedicado à história e o legado da escravidão, trazendo críticas e reflexões sobre este período que deixou e deixa marcas até hoje na sociedade brasileira.











   O MUHCAB busca ressignificar e problematizar a escravidão: entende-se que apenas a memorialização de alguns locais da Zona Portuária do Rio de Janeiro não são suficientes para reconhecer os impactos da escravidão para a população negra do Brasil.











   Desta forma, todo o museu é focado na cultura e história negra do Brasil e suas salas são nomeadas de acordo com as personalidades negras como: Grande Otelo, Abdias do Nascimento, Conceição Evaristo, Agnaldo Camargo, Mestre Marçal, entre outras. O MUHCAB conta com dois tipos de acervo, o acervo museológico e o acervo territorial.

   Fonte: www.wikipidia.org Museu da História e da Cultura Afro-Brasileira (MUHCAB)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Oi obrigado pelas suas mensagens. Seja bem-vindo. Sou grato a todos que deixaram seus comentários e mensagens. Novos amigos são bem vindos. Não existe distância para amigos de verdade. Desejo a todos, muita saúde nesse tempo difícil e complicado. Tudo isso terminará um dia.