A presença do patrimônio edificado no cotidiano da área central é apresentada, neste módulo, em três percursos expográficos com enfoques nos temas - modos de morar, equipamentos urbanos e patrimônio moderno, dispostos em três seções respectivamente.
Cada seção apresenta o mapeamento de uma seleção temática de bens tombados, sobre as bases cartográficas contemporâneas, articulando o contexto atual do bem ao processo cronológico da sua proteção, com fotografias antigas e atuais, e breves verbetes sobre cada bem tombado.
O panorama sobre a patrimonialização das variadas tipologias e linguagens arquitetônicas, contextualizadas em suas temporalidades, oferece uma perspectiva histórica sobre a evolução da noção de patrimônio cultural, revelando uma mudança de mentalidade na atribuição de valores às heranças culturais pela sociedade.
Enquanto no módulo anterior vimos que o foco dos primeiros tombamentos era o patrimônio monumental, a partir da década de 1960, e sobre tudo, dos anos de 1980, amplia-se a variedade de objetos patrimoniais, sobre como demonstrado nos mapeamentos de cada módulo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Oi obrigado pelas suas mensagens. Seja bem-vindo. Sou grato a todos que deixaram seus comentários e mensagens. Novos amigos são bem vindos. Não existe distância para amigos de verdade. Desejo a todos, muita saúde nesse tempo difícil e complicado. Tudo isso terminará um dia.