segunda-feira, 24 de novembro de 2025

Museu da Caricatura Brasileira Parte I. Rio de Janeiro RJ.

    Luciano Magno (pseudônimo de Lucio Murici), nascido no Rio de Janeiro, tem dedicado sua vida à arte da caricatura.











   Desde muito jovem, a partir do ano de 1985, começou a colecionar tudo o que circulava em suas mãos sobre a caricatura no Brasil, desde a fase histórica do início do século XX ao momento contemporâneo dessa arte.











   Nesses 30 anos de coleção, teve a partir do ano 2000, a ideia de estruturá-la como um verdadeiro Museu da Caricatura, do Brasil.











   Foi nesse ano que surgiu a ideia de formar a sua Coleção como início da formação do Acervo do "Museu da Caricatura Brasileira".











   Para tanto, no raiar desse milênio, teve o reforço da aquisição significativas obras centenárias, de artistas de importância histórica como Fritz (pseudônimo de Anísio Oscar Mota), com a aquisição de uma série de esculturas originais desse caricaturista, em bronze, como a famosa escultura do "Pequeno Jornaleiro", em diversos tamanhos; e de Seth (Álvaro Marins), com a compra de 22 originais da série "Flagrantes Cariocas", realizadas nos anos 1930, e que constitui um dos carros-chefe de sua obra.











   Essa série de trabalhos em grande formato é reconhecida como um dos pontos altos da caricatura brasileira.

   Fonte: museudacaricatura.wordpress.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Oi obrigado pelas suas mensagens. Seja bem-vindo. Sou grato a todos que deixaram seus comentários e mensagens. Novos amigos são bem vindos. Não existe distância para amigos de verdade. Desejo a todos, muita saúde nesse tempo difícil e complicado. Tudo isso terminará um dia.