quarta-feira, 26 de novembro de 2025

Museu da Caricatura Brasileira Parte III. Rio de Janeiro RJ.

    E uma faceta pouco conhecida desse artista: a de escultor, apresentando interessante trabalho realizado no barro.











   Originais da obra de Raul Pederneiras, além de outras peças de sua memorabilia: cartas assinadas do próprio punho, álbuns publicados pelo caricaturista, cartões desenhados, e reprodução de seus trabalhos.











   Outro setor do acervo do "Museu da Caricatura Brasileira" que se destaca é da escultura: o acervo tem várias, como por exemplo, do escultor Paulo Mazzuchelli sobre o grande caricaturista francês Honoré Daumier.











   Uma série de esculturas originais de Fritz, em bronze, como a série sobre "mendigos".











   Outros artistas também em destaque na "Coleção Museu da Caricatura": Bambino, Crispim do Amaral, Rocha, Amaro do Amaral, Alfredo Cândido, Hélio Seelinger, Vasco Lima, j. Arthur, Gil, j. Ramos Lobão, Leônidas, Loureiro, Max Yantok, Belmonte, Théo, entre outros, também da fase contemporânea.











   São mais de 120 mil charges constantes na Coleção, em revistas e recortes de jornais, entre milhares de itens originais, estabelecendo, portanto, o compromisso de servir ao Brasil, preservando a memória e o acervo dos caricaturistas e chargistas brasileiros.

   Fonte: museudacaricatura.wordpress.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Oi obrigado pelas suas mensagens. Seja bem-vindo. Sou grato a todos que deixaram seus comentários e mensagens. Novos amigos são bem vindos. Não existe distância para amigos de verdade. Desejo a todos, muita saúde nesse tempo difícil e complicado. Tudo isso terminará um dia.