sábado, 31 de janeiro de 2026

Gilberto Chateaubriand Parte IV Final. Rio de Janeiro RJ.

    Gilberto Francisco Renato Allard Chateaubriand Bandeira de Melo, ou simplesmente Gilberto Chateaubriand (Paris, 21 de maio de 1925 - Porto Ferreira SP, 14 de julho de 2022) foi um colecionador, diplomata e empresário brasileiro.






   Gilberto era filho de Assis Chateaubriand, magnata da imprensa brasileira, dono dos Diários Associados e fundador do Museu de Arte Moderna de São Paulo (MASP).






   Trabalhou como diplomata para o Ministério das Relações Exteriores do Brasil, o Itamaraty, na Europa, entre 1956 e 1959.






   Retornando ao Brasil passou a interessar-se por colecionar arte com perseverança, para isso buscou apoio dos galeristas Giovana Bonino e Jean Boghici, do pintor Carlos Sciliar e do colecionador e artista plástico Aloysio de Paula.






   Gilberto possuía a maior coleção privada de arte brasileira; mantinha um acervo de oito mil obras de nomes importantes das artes plásticas, como Lasar Segal, Guignard, Cândido Portinari, Iberê Camargo, Lygia Pape, Lygia Clark e Hélio Oiticica, por exemplo.






   Ao longo da sua vida formou uma privilegiada coleção, cujo foco principal é modernismo brasileiro e arte contemporânea, a partir dos anos de 1960 e 1970.






   Nos últimos anos Gilberto Chateaubriand passava a maior parte de seu tempo em sua fazenda que mantinha no interior de São Paulo, onde cultiva soja e cana-de-áçucar, sempre na companhia de seus cachorros, tornando a sua frequência no seu apartamento no Rio de Janeiro, localizado no bairro do Leblon, cada vez mais raras.






   Gilberto Chateaubriand morreu de causas naturais em 14 de julho de 2022, na fazenda Rio Corrente, em Porto Ferreira, a 220 quilômetros da capital do estado de São Paulo, e onde estão algumas peças da sua coleção. Foi enterrado no Cemitério São João Batista, em Botafogo, Zona Sul da cidade do Rio de Janeiro.

   Fonte: www.wikipidia.org Gilberto Chateaubriand

14 comentários:

  1. Che meraviglia il primo quadro con il vaso di fiori.

    ResponderExcluir
  2. Luiz, esta colección de arte del Señor Gilberto es una verdadera joya. Me encanta la variedad de artistas, estilos, y temas que representa. También es magnífico que este compartiendo la colección en este museo de Río de Janeiro, para que el publico la disfrute y aprenda de ella. Es una verdadera inspiración. Que Dios te bendiga.

    ResponderExcluir
  3. Thank you, Luiz, for your post about Gilberto Chateaubriand.

    ResponderExcluir
  4. que lindas obras, interessante ver obras que eu "conhecia" estar nesse acervo. beijos, pedrita

    ResponderExcluir
  5. Hi Luiz :)
    Interesting paintings. I like paintings full of spring and summer colors :)
    Luiz, I wish you a good Saturday evening and a beautiful Sunday!

    ResponderExcluir
  6. Luiz, qué valioso recorrido haces por a vida e a obra de Gilberto Chateaubriand. Impressiona a dedicação com que reuniu um acervo tão vasto e tão representativo da arte brasileira, um verdadeiro patrimônio cultural. Seu texto lembra a importância de quem coleciona com sensibilidade e visão, preservando histórias e artistas para as próximas gerações. Obrigado por compartilhar mais esta parte da trajetória dele, sempre aprendo muito com suas publicações.
    Abraço cordial.

    ResponderExcluir
  7. Ola,
    também sou uma carioca que ama o Brasil e o estado do RJ.
    Uma vida bela e bem sucedida.
    Gilberto possuía a maior coleção privada de arte brasileira; mantinha um acervo com mais de de oito mil obras de nomes importantes das artes plásticas.
    Feliz sábado

    ResponderExcluir
  8. Me he ido unas entradas atrás, pues mira que la colección es amplia y bonita. Gracias por compartir

    ResponderExcluir
  9. Tantas obras só podiam ter também grande diversidade de estilos.

    Abraço

    ResponderExcluir
  10. I just love the bold use of colour! These pieces are wonderful.

    ResponderExcluir

Oi obrigado pelas suas mensagens. Seja bem-vindo. Sou grato a todos que deixaram seus comentários e mensagens. Novos amigos são bem vindos. Não existe distância para amigos de verdade. Desejo a todos, muita saúde nesse tempo difícil e complicado. Tudo isso terminará um dia.