terça-feira, 17 de maio de 2022

Museu Histórico Nacional Parte I. Rio de Janeiro RJ.

O Museu Histórico Nacional (MHN) é um museu dedicado à história do Brasil, localizado na praça Marechal Âncora, no centro histórico da cidade do Rio de Janeiro, no Brasil. Foi criado em 1922 pelo presidente Epitácio Pessoa, como parte das comemorações do Centenário da Independência do Brasil e seu primeiro diretor foi o advogado e jornalista Gustavo Barroso.











O museu é uma das unidades museológicas do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) - autarquia federal ligada ao ministério do Turismo - e possui um acervo constituído por mais de 300 mil itens arquivísticos e museológicos.











São manuscritos, iconografia, mobiliário, armaria, esculturas, indumentária, entre outros itens. O local onde se encontra o museu era primitivamente uma ponta de terra que avançava sobre as águas da baía de Guanabara, entre as praias de Piaçaba e de Santa Luzia.











Nessa ponta os portugueses ergueram, em 1603, o Forte de São Tiago da Misericórdia, ao qual se acrescentou a Prisão do Calabouço (1693) - destinada a escravizados faltosos-, a Casa do Trem (1762) - depósito do "trem de artilharia" (armas  e munições) -, o Arsenal de Guerra do Rio de Janeiro (1764) e o Quartel 1835).











Na casa do Trem teria sido esquartejado o corpo de Tiradentes, após sua execução no Campo de Lampadosa (atual Praça Tiradentes), no final do século XVIII.

Fonte: wikipedia.org Museu Histórico Nacional

26 comentários:

  1. Muy interesante este Museo.
    Un abrazo.

    ResponderExcluir
  2. Pelas fotos tudo indica ser um Museu fascinante de visitar.
    .
    Saudações, alegria e poesia.
    .
    Pensamentos e Devaneios Poéticos
    .

    ResponderExcluir
  3. Ha tanto tempo que nao visito um museu ou uma galeria de arte. Ja vai sendo tempo. Se estiver a espera que o virus passe... terei que esperar muiiiiitos anos.

    ResponderExcluir
  4. Mais de 300 mil itens? Puxa, há muita coisa interessante para ver neste museu!

    Abraço

    ResponderExcluir
  5. Que bueno que haya una entidad rectora de los museos y los ligue a la vida turística. Hermoso es viajar y traerse un rostro de la historia del lugar o el país que se visita. UN abrazo desde Colombia. carlos

    ResponderExcluir
  6. Estive alí. Brigado, amigo Luiz, por fazer que eu de alguna manera possa voltar... Espero que pronto volveré a visitar.

    Abrazo até lá... (Eu tambén quero dar a vocé un grande abrazo agradecido de hermandad brasilera-argentina. Muito obrigado por su afecto, aliento e inspiración constantes)

    ResponderExcluir
  7. many pieces to view and share Luiz and the building itself is beautiful especially the ceiling !!! good day to you on this tuesday :) ♥

    ResponderExcluir
  8. Luiz this museum must be a powerful treasure trove of knowledge about your country. Impressive collections!

    ResponderExcluir
  9. Muita história e riqueza neste museu . Linda arquitetura

    ResponderExcluir
  10. O museu é em si mesmo uma obra de arte.

    ResponderExcluir
  11. Olá! Eu adoraria visitar este museu na minha próxima visita ao Brasil. Beijos!

    ResponderExcluir
  12. This is a gorgeous place. Thank you for sharing it.

    ResponderExcluir
  13. Siempre es bueno saber de donde venimos para mejor orientar nuestro camino a seguir. Este tipo de museos nos ayuda a conocer como vivieron antes que nosotros.

    Saludos.

    ResponderExcluir
  14. កាស៊ីណូ
    I really like the blog and I hope people will have a new blog, thanks for the blog

    ResponderExcluir
  15. កាស៊ីណូ
    I really like the blog and I hope people will have a new blog, thanks for the blog

    ResponderExcluir
  16. Olá, Toninho, bela matéria sobre o Museu Histórico Nacional localizado no RJ, além de referência para a história do Brasil, é um importante gerador de conhecimento. Já estive lá por 6 vezes e a primeira ainda estava no ginásio e não há aula melhor do que ao vivo. Obrigada e beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pelo "Toninho" mas esse não é o meu nome kkkkk. Mas obrigado pela visita e comentários.

      Excluir

Oi obrigado pelas suas mensagens. Seja bem-vindo. Sou grato a todos que deixaram seus comentários e mensagens. Novos amigos são bem vindos. Não existe distância para amigos de verdade. Desejo a todos, muita saúde nesse tempo difícil e complicado. Tudo isso terminará um dia.