quinta-feira, 9 de junho de 2022

Ouro Preto MG. Parte III Final.

Mas os paulistas desta bandeira de Garcia de Almeida e Cunha, o Miguel Garcia, não se recusaram a dividir a jazida com seus companheiros de Taubaté, os quais, se tendo então separado, tomaram marcha para o interior e descobriram o ribeiro de Ouro Preto.

Museu dos Inconfidentes.





Dos córregos e morros de Ouro Preto, ainda hoje chamados Passa-Dez, Bom Sucesso, Ouro Fino, Ouro Bueno, foram descobridores Antônio Dias, de Taubaté, o padre João de Faria Fialho e Tomás Lopes de Camargo, primo do descobridor do Itaverava Bartolomeu Bueno de Siqueira.




Escola de Minas de Ouro Preto.


As terras ali eram de "tal modo requestadas que por acudir muita gente, só pode tocar três bacias em quadra a cada minerador", segundo o historiador Varnhagem. Nomes como Brumado , Sumidouro, rio Antônio Dias de Oliveira, pelo Padre João de Faria Fialho e pelo coronel Tomás Lopes de Camargo e um irmão deste, por volta de 1698.




Praça Tiradentes.


A vila foi fundada em 1711 pela junção desses vários arraiais, tornando-se sede de concelho, com a designação de "Vila Rica". Inicialmente Vila Rica de Albuquerque e depois Vila Rica de Nossa Senhora do Pilar de Ouro Preto,





O ouro mineiro começou a chegar ao Reino de Portugal ainda no final do século XVII. Em 1697, o embaixador francês Rouillé mencionou a chegada de ouro "peruano". Não era distribuição fácil nem equitativa, pois, às vezes, eram explorados aluviões riquíssimos ao longo de um curso d'água estreito e, assim a riqueza mineral não era bem distribuída.



Igreja de Nossa Senhora da Misericórdia.



Pelo direito da época, o senhor do solo e do subsolo era o rei, mas não podia trabalhar a terra e a dava em quinhões a particulares para explorar mediante para nos resultados, o que constituía a "pensão enfitêutica" devida ao senhorio.





A porção era de vinte por cento = o quinto = cuja história é a própria história de Minas, segundo seu historiador Diogo de Vasconcelos. Para a arrecadação, em cada distrito havia um Garda-mor com escrivão, tesoureiro e oficiais.





"Consideravam-se novas só as lavras distantes meia légua e alguma lavra já conhecida, de modo que os ambiciosos afastavam-se delas para se enquadrarem nas regalias, multiplicando-se os manifestos e seus exploradores, sem garantia de vida e propriedade, tendo que se entrincheirar no próprio local de trabalho, levantando abrigos ou aproveitando as bocas das minas, concorrendo para disseminação de povoados".





Vieram artífices de profissões diversas, no arraial de Ouro Preto e no arraial de Antônio Dias, no Caquende, Bom Sucesso, Passa-Dez, na Serra e Taquaral, construindo capelas, casa de morada e fabricando ferramentas. Em toda parte, foi revirada e pesquisada a areia dos ribeiros e a terra das montanhas, levantando-se barracas perto de terrenos auríferos, arraiais de paulistas começando a povoar o interior da terra que hoje é Minas Gerais.

Fonte: www.wikipedia.org Ouro Preto

29 comentários:

  1. what does the sculpture in the centre of the square represent?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O lugar onde ficou pendurada a cabeça de Tiradentes. Para que a população de "Vila Rica" Ouro Preto visse.

      Excluir
    2. Tiradentes era português do Brasil, Joaquim José da Silva Xavier, e fez parte de um grupo com ideais independentistas da região de Minas Gerais, ou seja queriam a separação do território brasileiro, evidente que os reis de Portugal, neste caso D. Maria I, e os seus conselheiros não poderiam deixar que isso acontecesse, nenhum país deixava e ou deixa, e então eles foram castigados
      o pior castigo foi para Tiradentes, enforcado e esquartejado,
      como era muito o hábito também em outros países da Europa e do mundo, muito mau mesmo:
      https://
      fr.wikipedia.org/wiki/Hanged,_drawn_and_quartered

      Excluir
    3. Admiro esse edifício Luiz, museu dos Inconfidentes:
      "Prédio construído no período de 1784 a 1846, com a finalidade de ser a Câmara Municipal e a cadeia pública. Primeiro edifício em estilo neoclássico da cidade, funciona atualmente como o Museu dos Inconfidentes, na Pça Tiradentes, s/nº, no Centro. O prédio foi tombado em 29/11/1954..."

      Excluir
  2. Bom dia Luiz,
    Uma panorâmica noturna maravilhosa.
    Gostei de conhecer a história da cidade.
    Beijinhos e um ótimo dia.
    Ailime

    ResponderExcluir
  3. Imagino ser um Museu muito interessante que merece ser visitado por quem o puder fazer.
    .
    Cumprimentos cordiais.
    .
    Pensamentos e Devaneios Poéticos
    .

    ResponderExcluir
  4. Really beautiful night shots. Have a great day.

    ResponderExcluir
  5. Eu tenho uma esperança de que essas mesmas terras mineiras, já exploradas e já exauridas, venham a surpreender - a nós brasileiros - com riquezas novas, que têm se mantido encobertas, ao longo dos séculos. Tenho o mesmo desejo com relação às demais terras brasileiras.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. olhe que lemos que o Brasil explora atualmente umas 100 toneladas de ouro por ano, portanto naquele tempo era muito pouco e só o quinto era o imposto que ia para o rei português,
      os 80% eram investidos no Brasil, daí todas essas belíssimas cidades históricas

      Excluir
  6. Es divertit el nom del museu "museu dels inconfidents2 i l'edifici també és molt bonic...Totes aquestes fotos nocturnes tenen un encant especial, segur que amb llum de dia, no serien tan boniques!
    Petons, Luiz.

    ResponderExcluir
  7. Lindas fotografias de Ouro Preto a noite . Foi um lindo passeio nestas postagens de Ouro Preto .Obrigado

    ResponderExcluir
  8. Foram capítulos muito especiais da história do Brasil e de Portugal,
    Excelentes fotos, amigo Luís. Abradeço
    ~~~~~~

    ResponderExcluir
  9. Muito sangue correu pela disputa dos filões e a cobrança
    dos quintos dá um romance...
    Entretanto, D João V de Portugal gastou a riqueza que vinha
    do Brasil com os frades e seus mosteiros...
    Se ainda não leu o 'Convento de Mafra' de Saramago, faça-o.
    Vale a pena, para entender melhor a época.
    O meu 'post' de hoje é um carinho ao meu país pelo seu Dia Nacional.
    Bom e feliz fim de semana, estimado amigo.
    ~~~~~~

    ResponderExcluir
  10. Great views and a beautiful Museum. Luiz I send you greetings!

    ResponderExcluir
  11. Amigo Luiz, preciosa fotos, te cuento que llegué hace poco de vacaciones en Israel, ahora entendí porque Dios no me permitió ir a Brasil, un abrazo y bendiciones

    ResponderExcluir
  12. A arquitectura colonial é lindíssima.
    Abraço, bfds

    ResponderExcluir
  13. Que eu não seja saudosista,
    Mas nosso Brasil Império
    Foi magnífico e sério
    Sem pensar em comunista,
    Da direita ou ativista.
    Lá existia moral
    Pedro Segundo, genial
    Fez o que o filho não fez:
    Não teve amantes e em vez
    Prole, fez melhor que Portugal.

    Da pena ver o descaso com prédios históricos como temos aqui – O Imperial Hospital de Caridade funcionando até hoje. Nossos políticos são uma merda - até no nosso acervo que Leopoldina tanto zelou e deixou acervo enorme que punha metade de seu trabalho aqui e metade na Áustria (terra natal) - lá existe integralmente e aqui do descaso universitário tocou fogo. É triste, mas há de melhorar - Deus é brasileiro e está acima do Papa argentino... Parabéns pela extraordinária postagem! Deus seja louvado! Abraço fraterno, caro amigo. Laerte.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Laerte, talvez goste de relembrar,
      Considerado o teatro mais antigo da América do Sul, a Casa da Ópera de Vila Rica, sua antiga denominação, foi construída pelo militar e empreendedor português João de Souza Lisboa, em 1769
      e inaugurado em 6 de junho de 1770, o aniversário do Rei Don José I... Esse edifício parece estar bem conservado

      Excluir
  14. LUIZ , parabéns !!!
    A cada nova postagem sua sinto-me estar no lugar que descreves.
    Na oportunidade, como seu antigo seguidor, gostaria de convidá-la para ler minha última postagem no meu blog HUMOR EM TEXTOS, cujo titulo é 'PAIS E FILHOS : DIALOGOS MODERNOS.
    Um abração carioca.

    ResponderExcluir
  15. Nice night photography and info. Have a wonderful weekend, Luiz.

    ResponderExcluir
  16. Eu tirei no ano passado, umas fotos do Serro de noite. Assim que der quero tirar umas fotos de noite do Rio de Janeiro.

    ResponderExcluir
  17. Belleza también por las noches... La nocturnidad realza también su esplendor.

    Abrazo até lá.

    ResponderExcluir
  18. Adorei estes belíssimos registos nocturnos de Ouro Preto, bem como gostei imenso de ficar a saber a história da cidade!
    Um grande abraço!
    Ana

    ResponderExcluir

Oi obrigado pelas suas mensagens. Seja bem-vindo. Sou grato a todos que deixaram seus comentários e mensagens. Novos amigos são bem vindos. Não existe distância para amigos de verdade. Desejo a todos, muita saúde nesse tempo difícil e complicado. Tudo isso terminará um dia.