A notícia dos primeiros contatos dos bandeirantes com índios carijós, na região denominada de Passagem do Gagé (entre Congonhas e Conselheiro Lafaiete). Uma das bandeiras seguiu em rumo ao Rio Doce e na região de Itaverava se tem o primeiro registro do tão procurado ouro nas Minas Gerais.
Outras seguiram rumo ao norte (bacia dos Rio das Velhas), usando de referência a Serra do Deus te Livre (Serra de Ouro Branco) contornando-a, encontrando bastante ouro na região do Ribeirão do Carmo, surgindo assim a primeira vila de Minas Gerais, Mariana, em 1696 e dezenas de arraiais ao longo desse trajeto.
Outras bandeiras seguiram a bacia do Rio Paraopeba. Após a atual região da Passagem do Gagé, descendo os rios Soledade, Macaquinhos e Maranhão se tem as primeiras notícias de achados auríferos nas Congonhas do Campo, ainda no final do Século XVII.
Por essas rotas abertas na busca do ouro, surgiu o principal caminho do ouro até as primeiras décadas do Século XVIII, ligando a região de Vila Rica a Paraty, denominado Caminho Velho da Estrada Real.
O primeiro conflito gerado pela busca insaciável ao ouro foi a Gerra de Emboabas que travou duelos e perseguições entre Bandeirantes e forasteiros de outros estados e indígenas. Um dos marcos desse conflito são as ruínas da Cadeia, que serviu para aprisionar pessoas detidas durante o conflito. Ainda de pé no atual distrito do Alto Maranhão,
Fonte: www.wikipedia.org Congonhas
These are lovely pieces. I would buy a lot!
ResponderExcluirBellissimi oggetti,buon inizio settimana.
ResponderExcluirPreciosidades que enriquecem qq ambiente de uma casa . Amo as pedras .
ResponderExcluirThe things in the pictures are wonderful. The stones and the lucky trees are lovely! Luiz I salute you and I wish you a good week!
ResponderExcluirEs el paraíso de los turistas...
ResponderExcluirSaludos,
J.
Gracias siempre por lo que traes,cariños.
ResponderExcluirBellas artesanías. Te mando un beso.
ResponderExcluirNão posso levar a minha mulher aí!!
ResponderExcluirBoa semana
Какие прекрасные сувениры! Я бы купила несколько на память!
ResponderExcluirO brasil é um país tão rico, mas tão rico.
ResponderExcluirAdmirável.
Es preciosa toda esta muestra de artesanía.
ResponderExcluirMuchos besos.
O artesanato mostra a cultura de um povo. Obrigada por partilhar.
ResponderExcluirUma boa semana com muita saúde.
Um beijo.
Finding plenty of gold in the Ribeirão do Carmo region is a life enhancer for the local population :) Everyone wants to live in a city that looks lovely.
ResponderExcluirO artesanato de Congonhas é riquíssimo e maravilhoso. As pedras são magníficas. A Pirita é conhecida como ouro de tolo, como me explicou o dono dessa maravilhosa loja.
ResponderExcluirMe encantan los artesanatos y en especial traerme piedras de cada lugar... Creo que tengo de todos los lugares que visité.
ResponderExcluirAbrazo até lá.
Unas piezas artesanas de una bellísima elaboración.
ResponderExcluirSaludos.
Eu me perderia por aí, apreciando tudo ao detalhe!!!
ResponderExcluirAdorei o post, Luiz! Grata por partilhar! Um grande abraço!
Ana