O descobrimento do ouro e o estabelecimento da Casa de Fundição em Taubaté, foram os maiores estímulos que os paulistas tiveram para armarem tropas, e em grupos organizados de exploradores, cheios de audácias e de esperança, largarem São Paulo, rompendo os matos gerais, se infiltrando pelos sertões adentro, transpondo rios, até penetrarem no mais recôndito das Minas, à procura do tão preciosos metal.
Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos.
O atingirem os primeiros contrafortes, os bandeirantes fazem pouso, plantam roças, armazenam forças para continuar sua jornada. Uma parte dos paulistas bandeirantes conseguiram alcançar a bacia central do planalto mineiro, parando em plena zona aurífera.
seguindo para oeste, um dos bandeirantes funda um povoado que viria a ser mais tarde o núcleo do Arraial Novo de Nossa Senhora do Pilar (atual São João Del Rei), outros, vão construir a história em Ribeirão do Carmo (Mariana), Vila Rica (Ouro Preto), Rio das Velhas (Sabará) e Rio das Mortes (São José), hoje Tiradentes; estes serão os quatro grandes núcleos na formação das Minas Gerais.
Prefeitura Municipal de Prados.
Com a constante retirada do ouro, pouco a pouco ele ia se acabando e parte dos bandeirantes que ali o exploravam, acabavam por saírem em outras direções, à procura de mais jazidas do nobre metal.
O povoado que deu origem a Prados, surgiu nos primórdios do século XVIII, por volta de 1704, qunado dois irmãos bandeirantes, Manoel e Félix Mendes de Prado, chegaram aqui com uma comitiva de Taubaté. A noticia do ouro fácil atraiu muitos paulistas para a região.
Entretanto, com o empobrecimento das minas e a escassez do ouro, a propriedade da sua terra começou a atrair, verificando-se uma alternância na atividade dos antigos bandeirantes, surgindo os primeiros sesmeiros da região. Data daí o desenvolvimento urbano de Prados, ao longo dos séculos XVIII e XIX. A localidade de Prados pertenceu à Vila de São José Del Rei, atual Tiradentes, até 1890, emancipada pelo decreto estadual número 41 de 15 de abril. O município foi instalado em 1891.
Fonte: www.wikipedia.org Prados
Olá, tudo bem? Não conheço Prados, mas adoro as cidades históricas de Minas Gerais. Abs, Fabio www.blogfabiotv.blogspot.com.br
ResponderExcluirQué maravilla cada fachada, cada tejado... y esas ruas empinadas. Qué placer pasear esta ciudad...
ResponderExcluirAbrazo até lá!!
Em Portugal existe também a feb re do ouro. Mas não na sua procura, trabalho a terra, o vale, as minas, no duro. Mas sim.... roubando-o e depois como infelizmente há quem compre...
ResponderExcluirBelas fotos
.
Cumprimentos cordiais.
.
Pensamentos e Devaneios Poéticos
.
I love these buildings. Have a nice day today.
ResponderExcluirEncontro-lhes muitas semelhanças com as vilas e aldeias alentejanas Luiz,
ResponderExcluirVeja-se aqui a bonita vila portuguesa de Arraiolos onde se fazem os famosos tapetes de Arraiolos, pelo link:
https://
www.youtube.com/watch?v=QXAZaoEhaN0
ou
Ferreira do Alentejo - Portugal HD
https://
www.youtube.com/watch?v=GjKx225mthI&t=42s
ou ainda até com mais semelhança com as cidades mineiras, a cidade de Angra do Heroísmo na ilha Terceira dos Açores (as cores e as formas atravessaram o Atlântico)
https://
www.youtube.com/watch?v=MCHuEV8ouRc&t=63s
são as mesmas barras em azul ou amarelo que se destacam no branco das fachadas!
Maravilhosas fotografias .Obrigado .
ResponderExcluirbuon fine settimana Luiz!
ResponderExcluirLovely photos Luiz.
ResponderExcluirI have been away for months from blogging. But back now and have started a new blog for my photographs - it can be found under my profile.
The buildings do look good, many thanks for the information you provide.
ResponderExcluirAll the best Jan
Luiz very interesting information and beautiful photos! I thank you!
ResponderExcluirLindas casas muy bien cuidadas. Te mando un beso.
ResponderExcluirUn lugar casi mágico, con esos edificios.
ResponderExcluirUn abrazo, y feliz fin de semana
Agora que você está adentrando as cidades mineiras, estou a descobrir mais sobre o meu estado, de onde saí ainda um bebê, rsrs.
ResponderExcluirMuito interessante. Eu não sabia que o município de Prados havia pertencido à cidade de Tiradentes.
ResponderExcluirAbraço e bom fim de semana
En las fotos se ven muy bien conservadas las viviendas en general. Algunas se adaptaron al terreno muy bien.
ResponderExcluirSaludos.
Bonito pueblo. Besos.
ResponderExcluirEsses casinhas estilo "colonial" são muito bonitinhas!!
ResponderExcluirgarotastarfashion.blogspot.com
Fico feliz que vocês gostaram da cidade de Prados.
ResponderExcluirMais uma bela cidade, que adorei descobrir por aqui, através dos seus formidáveis registos, Luiz!
ResponderExcluirComo sempre, uma notável partilha! Um grande abraço!
Ana