terça-feira, 9 de agosto de 2022

Forte de São Luís Parte I. Niterói RJ.

O Forte São Luís localiza-se no lado esquerdo da barra da Baía de Guanabara, no alto do Morro do Pico, no bairro de Jurujuba, município de Niterói, no estado do Rio de Janeiro. O principal atrativo é a vista incomum do Rio de Janeiro e da Baía de Guanabara, num ângulo de 360 º.










Trata-se de obra de fortificação proposta pelo brigadeiro engenheiro Jacques Funck ao Vice-rei D. Antônio Rolim de Moura Tavares (1767-1769), para a defesa daquele ponto, cerca de 180 metros acima do nível do mar, padrasto à Fortaleza de Santa Cruz da Barra.










As suas obras só foram iniciadas, entretanto, em 1769-1770 por determinação do Vice-rei D. Luís de Almeida Portugal (1769-1779), que relata:  "Voltando agora às defesas que fiz nesta capital, achará V. Exa, uma fortaleza no sítio chamado o Pico, para a qual tinha feito um plano o Marechal tinha de Campo Diogo Funch: como este oficial feito o dito sem ter descoberto primeiro todo aquele terreno".










"Examinados agora os obstáculos que nele haviam por ser o sítio sumamente escabroso, não só pela sua  eminência, mas pela aspereza dos matos, o que fez o mesmo Marechal não poder chegar a reconhecer que uma parte do mesmo monte, onde foi ele o primeiro que chegou depois de muito trabalho, e de se cortarem muitos matos daquele lugar, formou seu plano, porém com a equivocação que costuma sempre haver em sítios semelhantes".










"Quando eles não são de todo examinados; por entre aqueles matos e arvoredos mui densos havia grandíssimos penhascos, de que não podiam julgar senão quem os tivesse pisado, e por esta rasão supos aquele oficial que ali havia outra qualidade de terreno, e nesta conformidade formou um plano".

Fonte: www.wikipedia.org Forte de São Luís 

27 comentários:

  1. Eu sei, meu amigo, que são memórias históricas que contêm a marca do colonialismo, mas é muito interessante visitar aqui esses lugares. Beijo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ana, I agree. So I wonder who is responsible for the upkeep of the buildings and land now.

      Excluir
    2. As ruínas são maravilhosas e históricas. O exército brasileiro é responsável por sua preservação. A Fortaleza Santa Cruz da Barra, no passado não tinha estrada e a única forma de acesso era pelas trilhas que subiam e desciam o "Forte do Pico" Forte São Luís.

      Excluir
    3. A joia chamada Rio de Janeiro necessitava mesmo de muita proteção, de tão cobiçada que era!

      Excluir
  2. O que se avista é muito bonito, pena que esteja tão degradado!
    Boa semana Luiz!

    marisasclosetblog.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. São ruínas históricas e o lugar é bem cuidado pelos militares. Eles são muito atenciosos, educados e fazem um excelente trabalho.

      Excluir
  3. Hola! es un lugar con unas vistas impresionantes. Saludos

    ResponderExcluir
  4. Estive alí em fevereiro do 78. Brasil inagotable de lugares eternos...

    Abrazo até vocé, amigo Luiz.

    ResponderExcluir
  5. Boa tarde, Luiz,

    A vista, a partir do forte, é realmente maravilhosa. A existência de tais fortes também evidencia as mudanças da vida. Penso que nos dias de hoje eles seriam de pouca valia, como recurso de defesa (posso estar enganada, porém, rsrs).

    Abraço

    ResponderExcluir
  6. Recuerdos de un pasado con bonitas vistas.Saludos

    ResponderExcluir
  7. The main entrance to the Fort of Sao Luiz is quite impressive!
    Great views from this fort, situated on a hill, to the Guanabara Bay!

    ResponderExcluir
  8. Maravilhosa vista da baía da Guanabara . A construção tem muita história para contar .

    ResponderExcluir
  9. Luiz I thank you for this interesting information. Wonderful views! Luiz I thank you that I, thanks to you, can learn about fascinating Brazil!

    ResponderExcluir
  10. Curioso, parece estar a ver um dos nossos fortes.
    Abraço
    Coisas de Feltro

    ResponderExcluir
  11. Olá, tudo bem? Dizem que morar em Niterói é melhor que no Rio de Janeiro...Abs, Fabio www.blogfabiotv.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  12. Amigo, Luiz!
    Lindas fotos de um belo lugar!
    Rio e suas maravilhas.

    Continuação de boa semana.

    Um abraço

    ResponderExcluir
  13. Los fuertes y las fortalezas las obras de ingeniería de defensa obligadas, en las colonías americanas, con costas al Atlantico y Pacifico. Un abrazo

    ResponderExcluir
  14. Sempre com localização estratégica para dominar tudo em volta.

    ResponderExcluir
  15. Un bonito lugar para visitar, sin duda. Gracias por compartir

    Un abrazo

    ResponderExcluir
  16. um outro monumento, e sempre o mesmo rigor, querido amigo. gostei

    ResponderExcluir
  17. Quizás por un momento dejo de ser útil para la defensa y sufrió el abandono momento que la naturaleza comenzó aquello que la pertenecía.

    Saludos.

    ResponderExcluir
  18. Espero que um vocês possam conhecer esse lugar histórico e que tem uma vista única.

    ResponderExcluir

Oi obrigado pelas suas mensagens. Seja bem-vindo. Sou grato a todos que deixaram seus comentários e mensagens. Novos amigos são bem vindos. Não existe distância para amigos de verdade. Desejo a todos, muita saúde nesse tempo difícil e complicado. Tudo isso terminará um dia.