Oficialmente denominado como Museu Histórico do Exército / Forte de Copacabana (MHEx/FC), computa atualmente um fluxo de cerca de dez mil visitantes por mês, constituindo-se em um dos mais belos cartões-postais da cidade do Rio de Janeiro.
O turista pode escolher entre a visita restrita (apenas às áreas externas) e a completa (incluindo o interior do forte e o Museu Histórico Militar).
O projeto para construção de uma fortificação na ponta da igrejinha (Igreja de Nossa Senhora de Copacabana), ao final da então Praia de Sacopenapã, remonta à época da transferência da capital do Brasil, de Salvador para o Rio de Janeiro (1763).
Sob o governo do Vice-rei D. Luís de Almeida Portugal (1769-1779), foram iniciadas obras para esse fim, em 1776, na iminência de uma invasão espanhola que se materializou no ano seguinte (1777) contra a Colônia de Sacramento e a ilha de Santa Catarina, no sul do Brasil. Talvez por essa razão, as obras desse pequeno forte jamais foram concluídas.
À época da transferência da corte portuguesa para o Brasil (1808-1821), D. João VI determinou para o local o projeto de um novo forte, que principiado em data ignorada, somente foi artilhado em 1823, na conjuntura da Guerra da Independência do Brasil, quando se receava um ataque da Armada Portuguesa à capital da nação recém-emancipada.
Fonte: www.wikipidia.org Forte de Copacabana
Saudades de tantos paseios e lembrancas...
ResponderExcluirAbrazo até vocé, amigo Luiz.
Al parecer aun es usado por el ejercito por eso el tipo de visitas que tiene. Supongo que las que se realizan en el interior sea acompañado por personal militar o estén señalizados los itinerarios.
ResponderExcluirSaludos.
O meu filho esteve aí de visita e vi algumas fotografias, mas sou-lhe grata por esta excelente reportagem!
ResponderExcluirBeijo amigo
Beautiful photos.
ResponderExcluirLuiz, I salute you!
Lindo fuerte. Te mando un beso.
ResponderExcluirEstética e sistema de defesa tipicamente portugueses.
ResponderExcluirTemos alguns semelhantes em Macau.
Una fortelzea preciosa, con vistas increíbles. Siempre se edificaban para defensa.
ResponderExcluirUn abrazo, Luiz.
Beautiful place with so many history in your far country...the ocean looks so blue and clean..thanks for share
ResponderExcluirI wouldn't go inside a military museum, but the location around the coast is a perfect place to show defensive positions. I can imagine the canons facing the sea at the end of a conflict-filled transfer in 1763.
ResponderExcluirDomani è una meravigliosa festa della donna, l'8 marzo! Giornata internazionale della donna! Congratulazioni a tutti i tuoi lettori!
ResponderExcluirWonderful and interesting history. Thank you, Luiz.
ResponderExcluirMuito interessante. Eu não fazia ideia de que este forte recebe um número tão expressivo de visitantes.
ResponderExcluirNestled in the vibrant city of Rio de Janeiro, Brazil, this historic fort is not just a landmark but a testament to the city's rich cultural and architectural heritage....
ResponderExcluirGracias por tan bonito reportaje. Besos.
ResponderExcluir